Em Minas Gerais, os rios estão secando por causa da estiagem. O Rio São Francisco, que cruza boa parte do estado, é um dos mais afetados. A descoberta  da nascente do Rio São Francisco será celebrada no próximo mês dia 4 de outubro. Ambientalistas estão em alerta devido à seca. Em 2014, a nascente histórica, localizada no município de São Roque de Minas, na região da Serra da Canastra, secou. Três anos depois ela está revitalizada, mas a situação ainda é de cuidados

Bancos de areia estão cada vez maiores. A época é de estiagem, mas nunca se viu o Velho Chico tão seco. No município de São Francisco, norte do estado. A seca também preocupa os agricultores. Para escoar a produção agrícola uma medida emergencial para não depender da balsa do Rio São Francisco, foi posta em prática. Caminhões com mais de 30 toneladas não conseguem utilizar a embarcação por conta do baixo nível do rio.

Só de uma fazenda, toda semana saem 64 toneladas de sementes para Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Por conta do baixo nível do rio, o gerente João Silva conta que já chegou a pagar um frete quatro vezes mais caro para escoar a produção.


MG1