Em comemoração aos 300 anos do achado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a Diocese de Juazeiro irá realizar no próximo dia 08 de outubro um Congresso Mariano a nível diocesano. O evento – que acontecerá na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro João Paulo II, em Juazeiro, à partir das 8h, durante todo o dia – irá reunir cerca de duas mil pessoas de nove cidades do norte baiano para momentos de devoção em homenagem à Mãe de Jesus. Uma coletiva foi realizada na manhã desta quinta-feira (28) para apresentar o congresso.


O evento contará com a presença do Vice-presidente da CNBB e Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, que recentemente lançou um livro sobre a Virgem Maria. A programação inclui palestra, bate-papo com o conferencista, apresentações artísticas, momentos de espiritualidade e a Santa Missa no encerramento. A entrada é gratuita, mas quem se inscrever oficialmente no evento terá direito a um Kit mariano (com bolsa, livreto de cantos e anotações, caneta, uma caneca e um leque), além do almoço no local.

▬ DEFESA DO VELHO CHICO

Uma das temáticas que serão tratadas no evento será a defesa do Rio São Francisco e a convivência com o Semi-Árido. O assunto será apresentado em parceria com o Irpaa – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada. A entidade preparou textos para serem distribuídos aos congressistas junto com o Kit mariano. A parceria está em sintonia com a preocupação do Papa Francisco com as questões ambientais. 

"Nós nos preocupamos bastante com a situação do Rio São Francisco, o que inclui a privatização da Chesf. Para nós isso pode significar também uma privatização das águas do rio", alertou o Bispo de Juazeiro, Dom Beto Breis, criticando ainda o projeto de transposição do Rio Tocantins para o Velho Chico. "Uma pessoa anêmica não pode doar sangue. O rio Tocantins também está passando por uma situação difícil. Fazer outra transposição é descobrir um santo para cobrir outro. E também não sabemos que interesses realmente estão por trás disso", alfinetou. "Há outras formas de resolver o problema do Rio São Francisco, recuperando os mananciais, investindo em revitalização".

▬ INSCRIÇÕES

As inscrições para o Congresso Mariano podem ser feitas em todas as Paróquias da Diocese de Juazeiro – que inclui também as cidades de Uauá, Casa Nova, Sobradinho, Pilão Arcado, Curaçá, Remanso, Campo Alegre de Lourdes e Sento Sé. Segundo a Diocese, o evento já conta com cerca de mil inscritos. Os interessados podem ainda adquirir a camisa do evento, também nas paróquias.


▬ PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO MARIANO

6h30 – Acolhida, café da manhã e entrega do "Kit mariano"
8h – Início com animação, acolhida das paróquias e entrada da Imagem de N. Sra. Aparecida
8h45 – Oração Inicial do Congresso
9h15 – Assessoria de Dom Murilo Krieger (Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, vice-presidente da CNBB)
10h30 – Intervalo
11h – Bate-papo com perguntas e respostas (Dom Murilo Krieger)
12h – Ofício de Nossa Senhora
12h30 – Almoço
14h – Animação e apresentações artísticas marianas
15h – Reza do Terço (Terço dos Homens)
16h – Celebração Eucarística
18h – Oração do Ângelus e Ave-Maria Sertaneja (com participação de Targino Gondim)


Pascom Diocese de Juazeiro-BA