Comer frutas e legumes é ótimo para a saúde, nos repetem sem parar. Mas é preciso também esclarecer que muitos deles não têm necessidade, ou não devem mesmo, serem descascados. Basta serem bem lavados com água fria, higienizados (se comidos crus), antes de serem consumidos, pois é sua pele que guarda o tesouro das vitaminas e elementos mais necessários à sua saúde.

1► BERINJELA


A berinjela contém um fitonutriente, que é um antioxidante que freia os danos do envelhecimento e da doença. Basta lavar as berinjelas, cortar em cubos ou fatias e consumi-las no caviar de berinjelas, moussaka, ratatouille e muitos outros pratos deliciosos.

2► PERA


Não há necessidade de descascar suas peras, a pele é rica em vitamina C. Basta lavá-las, higienizá-las (se for comer cruas), secá-las e comê-las tão simplesmente. Você pode também utilizá-las em tortas e outros doces.

3► TOMATE


O tomate é a fruta mais consumida, sim, ele é uma fruta. Os tomates são ricos em vitaminas A, B e C. Podemos comê-los crus ou cozidos e eles têm a grande vantagem de serem pouco calóricos: 15 calorias por 100 g. Não há necessidade de descascá-los, você pode portanto comer os tomates cerejas lavados (higienizados) ao natural. Deliciosos e saudáveis, em saladas, molhos e complemento de outras receitas, ele não precisa de artifícios para agradar.

4► MAÇÃ


A pele da maçã contém muita vitamina C, de quatro a seis vezes mais que em sua polpa. Então, coma suas maçãs com a pele e mesmo pense em cozinhá-las com a pele como nas maçãs assadas. São maravilhosas cruas, em saladas salgadas e doces e em sobremesas divinas.

5► PIMENTÃO


Não há necessidade de descascar seus pimentões, a pele tanto quanto o legume são ricos em vitaminas C e A. Podemos consumi-los crus em saladas, molho tipo gaúcho... ou cozidos como nos pimentões recheados, ratatouille, recheios de tortas de legumes e complementando muitos outros pratos.

6► UVA


A uva é sua aliada para sua saúde cardiovascular. Tanto a uva branca como a preta e a vermelha contêm muitas vitaminas e minerais, então coma as uvas com suas peles e sementes. É nas cascas das uvas, principalmente das escuras que existem os famosos flavonóides, os antioxidantes que combatem os radicais livres, retardando o envelhecimentos, favorecendo a parte cardiológica, ao contribuir para o desentupimento das artérias, entre outros benefícios. Um copo de vinho tinto ou suco de uva também são ótimos...

7► ABOBRINHA


A abobrinha é muito fraca em calorias, 16 calorias por 100 g, mas este legume composto de 90% de água é rico em minerais e oligoelementos. Este legume rico em vitamina C, B e A deve ser comido sem moderação, sem ser preciso tirar a casca que contém o mesmo teor destes elementos. Consumida crua, em salada, cozida no vapor, refogada, em sopas e complementando tantos outros pratos ela será também uma aliada nos regimes de emagrecimento.

8► CENOURA


Basta lavar bem as cenouras, não há necessidade de descascá-las. Os antioxidantes se encontram na casca. As cenouras são pouco calóricas, 26 por 100 g e são ricas em betacaroteno e vitamina A. As cenouras são utilizadas desde a entrada até a sobremesa, então aproveite-as em saladas, pratos e bolos.

9► MANDIOQUINHA OU BATATA BAROA


Com muitos nomes como: mandioquinha, batata cenoura, batata , este legume de origem andina (Equador e Peru) se aclimatou muito bem no Brasil. Tem baixa caloria e é rica em antioxidantes, vitaminas C, B, K, E, cálcio e muitos outros benefícios para a saúde. Em geral é consumida em purê, refogada e acompanhando carnes como frango ou porco. Temos o hábito de descascá-la mas não é necessário para não tirar os nutrientes que estão em sua pele.

10► PEPINO


A casca do pepino é rica em antioxidanes e fibras. Basta lavá-lo muito bem, higienizá-lo e utilizá-lo em saladas. Na sua casca está a maioria de seus benefícios.


Receitas Sem Fronteiras