O aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, está entre os 19 terminais sob a administração da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que podem ir a leilão. A informação foi passada pelo Ministro dos Transportes, Maurício Quintell.

De acordo com ele, a ação está sendo estudada pelo Governo Federal, que deve definir o número de aeroportos e o modo do leilão durante uma reunião marcada para o dia 23 de agosto. Estudos técnicos devem ser encaminhados para avaliação no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), responsável pela política de concessões do Governo Federal.

O Ministro Quintella declarou ainda que o governo avalia fazer os leilões divididos em três blocos. No Nordeste, além de Petrolina, os aeroportos de Recife, Maceió, Teresina, São Luis, João Pessoa, Aracaju e Juazeiro do Norte também podem ser entregues a iniciativa privada.

O Bloco Centro-Oeste é composto pelos aeroportos de Rondonópolis, Cuiabá, Sinop, Barra do Garça e Alta Floresta. O terceiro bloco é o do Sudeste, que conta com os aeroportos de Vitória, Macaé, Santos Dumont, Jacarepaguá, Campo de Marte e Pampulha.

Ainda de acordo com as declarações de Maurício Quintell, o governo estuda utilizar um modelo de leilão diferente do que foi utilizado em leilões anteriores. No novo formato, os grupos interessados teriam que fazer oferta por todo o bloco, ficando assim responsáveis tanto por operar aeroportos lucrativos e como também, os que dão prejuízo.


Blog Preto no Branco