Você sabe diferenciar se está com gripe ou resfriado? A princípio, os sintomas podem parecer similares, mas, na verdade, se distinguem em determinados pontos. As diferenças giram, principalmente, em torno da agressividade dos sinais, que são muito mais fortes nos casos de gripe .

Um “pré-diagnóstico” do próprio paciente para saber se é  gripe ou resfriado  pode ser determinante para que ele tome a decisão de procurar atendimento médico. Com isso, o tratamento poderá será feito de forma adequada ainda nas primeiras 72 horas do início dos sintomas.

É muito importante que o paciente tenha uma noção das diferenças e, caso desconfie de que esteja gripado, procure um médico e jamais ignore a doença . A gripe é tão séria que possui um tratamento e uma vacina específicos, enquanto o resfriado, não”, afirma o infectologista Ralcyon Teixeira, supervisor do pronto-socorro do Instituto Emílio Ribas.

▬ Veja abaixo cinco dicas para identificar se você tem gripe ou resfriado:

1► COMO COMEÇOU?

O resfriado se instala de forma lenta e gradativa, enquanto a gripe sempre acontece de forma repentina e rápida, “derrubando” o paciente “de uma hora para outra”.

2► TENHO FEBRE:QUAL A TEMPERATURA?  

A febre é um sintoma que pode estar relacionada em ambos os casos; mas, a diferença fica por conta da intensidade. No resfriado, não é tão comum e, normalmente, é baixa. Já na gripe, as temperaturas ficam acima dos 38 graus, ou seja, são mais elevadas. Com o termômetro, meça a febre a cada 4 horas e sempre anote o resultado e os horários para que o diagnóstico correto possa ser feito por um especialista.

3► ESTOU TOSSINDO: COMO É A TOSSE?

A tosse seca, com ausência de muco é um sintoma marcante da gripe. Se for esse o caso, fique alerta! Resfriados costumam apresentam o sintoma apenas na reta final do problema.

4► ESTOU ESPIRRANDO?

O espirro e o nariz vermelho, ao contrário do que se imagina, são características bem peculiares do resfriado. Quadros de gripe quase não apresentam irritação relacionada às narinas (vias respiratórias altas).

5► HÁ QUANTO TEMPO ESTOU ASSIM?

Resfriado dura, em média, de dois a quatro dias. A gripe, por sua vez, tem um período mais longo de duração, que perdura, geralmente, de sete a 10 dias.



▬ MÉTODOS DE PREVENÇÃO

O Ministério da Saúde indica manter hábitos saudáveis para que o sistema imunológico não fique enfraquecido e, também, evitar o contato com pessoas que já estejam contaminadas, além de não compartilhar objetos pessoais, como talheres e copos.

Permanecer em locais fechados e com aglomeração de pessoas, como é o caso do transporte público, favorece – e muito – a contaminação. É só imaginar a seguinte situação: a pessoa espirra e, logo em seguida, toca na barra de ferro do ônibus para se segurar, por exemplo. Esse simples ato já é suficiente para quem encostar no lugar ter chances de ser contaminado.

De acordo com a Dra. Rosane Bleivas Bergwerk, pneumologista e alergista da Doctoralia, o ambiente mal ventilado favorece a circulação de vírus, bactérias e microrganismos. “É importante que as pessoas não levem as mãos aos olhos, boca e nariz após o contato com superfícies contaminadas”, recomenda. Por isso, sempre que possível, mantenha os ambientes ventilados.

Uma boa dica, nesses casos, é utilizar álcool em gel – uma opção na falta de água e sabão. O produto, no entanto, deve ser usado com moderação para que a pele não fique ressecada.  O ideal é aplicar – em pequena quantidade - sempre que assoar o nariz ou espirrar. Higienizar as mãos é uma das principais maneiras de conseguir a prevenção contra as doenças infecciosas.

Em casa, por conta do clima seco, muitas famílias optam pelo uso do umidificador de ar. O problema é que, se utilizado de forma incorreta, pode resultar em problemas à saúde, por conta da formação de ácaros. A Dra. Rosane ressalta que o item deve ser usado por, no máximo, 3 horas. “Após o uso, é preciso esvaziar o reservatório, secá-lo e higienizá-lo, pois no local de água pode haver proliferação de bactérias”, explica.

▬ TRATAMENTO 

Bom, se a gripe ou resfriado chegou de vez e não foi possível escapar, confira algumas dicas que ajudam o corpo a combater a infecção:   

→ Manter o corpo aquecido e permanecer em repouso, mesmo que por poucos dias;

→ Tomar remédios específicos, como os analgésicos anti-inflamatórios, com a orientação de um profissional de saúde;

→ Ingerir bastante líquido, em especial água, ajuda a manter o corpo hidratado.

Ao seguir essas orientações básicas, o tratamento será mais efetivo. Em caso de piora dos sintomas da gripe ou resfriado, procure ajuda médica. É importante avaliar se o quadro se trata de uma doença mais grave, como é o caso da pneumonia, patologia que mata 1,6 milhões de pessoas ao ano em todo o mundo , conforme indica a Organização Mundial da Saúde (OMS).


IG