Observar a aparência da língua é importante para avaliar possíveis alterações que aparecem primeiro na boca. A seguir, entenda o que é normal e o quais sinais indicam doenças na língua:

► O que sua língua diz sobre você?

O dentista Fábio De Abreu Alves, presidente da Câmara Técnica de Estomatologia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), afirma que a língua pode manifestar sintomas referentes a inúmeras doenças que tem origem na própria boca ou em outros locais do organismo.
"Algumas doenças podem ser suspeitadas por alterações da língua, como anemias e imunidade baixa”, explica o doutor.

► Como é a língua saudável?

▬ Rosa e macia

A língua deve ter cor rósea, ser macia e apresentar relevos espalhadas pelo dorso e lateral, que são papilas e botões gustativos que nos permitem sentir o gosto dos alimentos.
Contudo, outras variações benignas também são observadas:

▬ Língua rachada


Ter fissuras na língua não traz consequências graves pois é fruto de uma característica individual da mucosa. Apesar disso, é necessário ter cuidado redobrado com a higiene a fim retirar resíduos que possam se acumular nas fendas.

▬ Língua geográfica: manchas avermelhadas e lisas

Ter manchas vermelhas na língua também é frequente e não representa grandes alterações. "É fruto da falta de papilas gustativas, que podem migrar ou se formar novamente", afirma o médico.
Contudo, a alteração pode trazer algum desconforto no consumo de alimentos cítricos ou picantes.

► Quando a aparência da língua indica problemas de saúde?

▬ Língua esbranquiçada ou amarelada


Geralmente, a língua áspera com coloração branca ou amarelada é sinal de acúmulo de células mortas, micróbios e restos de alimentos. 
Para resolver essa alteração, basta redobrar a higiene e escovar bem o dorso da língua, hábito que também evitas mal hálito.
Ainda por cima, o otorrinolaringologista Eduardo Dolci afirma que a língua branca também pode ser fruto de candidíase na boca, conhecida popularmente como sapinho.

▬ Língua marrom

Língua amarronzada é fruto do consumo excessivo alimentos com pigmentação escura, como café e chás. Neste caso, também podem ser observadas estruturas semelhantes a pelos que, na verdade, são papilas gustativas aumentadas.
Porém, se após alguns dias de escovação a anormalidade não sair, pode ser indício de imunidade suprimida, geralmente pelo uso de drogas, doenças ou medicamentos.

▬ Língua com marca de dentes

Secura e gosto de ferro na boca são fruto de diversas doenças, como diabetes, ansiedade, desidratação, bronquite e dengue.
Como a boca fica ressecada, esse sinal costuma vir acompanhado de marcas de dente na mucosa. “A falta de lubrificação pela saliva faz com que a língua fique grudada nos dentes, fazendo um molde da lateral na borda da língua”, explica o dentista Fábio De Abreu Alves.
Nestes casos, o ideal é buscar auxílio médico para avaliar a causa da secura ou gosto alterado no paladar.

▬ Língua muito vermelha

Pode ser sinal de alterações que causem atrofia das papilas gustativas, como carência de vitaminas, anemia por falta de vitamina B12, anemia por deficiência, diabetes e candidíase na boca.

▬ Língua com aftas


As aftas são lesões doloridas que cicatrizam em até 15 dias. Na língua, costumam atingir as bordas e o ventre.
As causas de afta incluem baixa imunidade, bulimia, deficiência nutricional, desidratação, diabetes, doença de Crohn, estomatite, refluxo, intolerância alimentar, medicamentos, prisão do ventre, traumas e TPM.

▬ Língua com feridas, caroços, úlceras

Diferente das aftas, feridas que não saram são sinal de que algo não vai bem com a saúde. Podem indicar problemas como herpes e câncer de boca. Busque um médico se notar feridas que não cicatrizam em 15 dias.

► O que fazer?

O especialista que cuida da língua é o estomatologista. Ele é qualificado para analisar a aparência e lesão da mucosa e avaliar se há ou não necessidade de tratamento.
É importante entender que algumas alterações são normais e relativamente comuns, como língua rachada e geográfica, mas as demais orientações devem ser analisadas por um médico, especialmente as úlceras endurecidas e que não cicatrizam”, esclarece o médico Fábio De Abreu Alves.

MSN