Uma redução ainda maior na vazão do rio São Francisco, que a partir do dia 30, deste mês de Julho deve chegar aos 550m³/s deve provocar muitos embaraços para a navegabilidade em Juazeiro e Petrolina, onde o transporte fluvial é muito usado. Em reunião realizada na última sexta-feira, entre representantes da Prefeitura de Petrolina e a Associação das Barquinhas, discutiu ações que devem ser implementadas para garantir a continuidade do transporte fluvial entre Juazeiro e Petrolina. Entre as ações está a remoção de areia e cascalho na margem petrolinense, dando maior profundidade para evitar os encalhes, que já estão acontecendo, com a vazão de 600m³/s  atual.

Durante o final de semana as partes estão realizando estudos de viabilidade e uma nova reunião está marcada para esta segunda-feira (24). Na questão do turismo os impactos também devem ser grandes e algumas rotas correm riscos de serem interrompidas, a exemplo da travessias entre Juazeiro, Petrolina e a ilha do Rodeadouro, por exemplo. Nessa rota, bancos de areia e pedras já atrapalham a boa navegabilidade com os 600m³/s de hoje e devem complicar mais ainda a partir do dia 30, quando haverá nova redução.

Os passeios rotineiros, feito por grandes barcos no bi-polo Juazeiro e Petrolina, a exemplo do roteiro enoturistico Vapor do Vinho, já sofrem as consequências da vazão baixa e devem sofrer impactos ainda maiores com a nova redução. A baixa tem provocado muita apreensão também no setor agrícola e industrial, que vive dias de tensão com as medidas de contenção impostas pela ANA, para uso da água.Enquanto isso, o governo federal continua vendendo a transposição como a redenção do nordeste. A água, que já falta aqui, é promessa dada como certa nos estados receptores.


Blog Geraldo José