O pedido de renúncia do bispo da diocese de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, dom Manoel dos Reis de Farias, foi acatado pelo papa Francisco e anunciado na manhã desta quarta-feira (12) pela Nunciatura Apostólica do Brasil. O eclesiástico, natural de Orobó, no Agreste do estado, tomou posse do cargo em outubro de 2011, substituindo dom Paulo Cardoso da Silva.

A renúncia está de acordo com o Código de Direito Canônico, que regulariza as normas da Igreja Católica e estabelece, através do parágrafo 1 do artigo 401, a renúncia por motivos de idade. Assim, Dom Manoel passa a ser bispo emérito da diocese de Petrolina.


Um novo administrador diocesano deve ser escolhido pelo Colégio de Consultores da Igreja em um prazo de oito dias. Após consulta a autoridades católicas da região, uma lista com os nomes de três candidatos deve ser enviada ao Vaticano, que terá de oito a dez meses para anunciar o novo bispo.

▬ Requisitos para eleição do novo bispo

Como indicado pelo Código de Direito Canônico, o novo bispo deve ter boa reputação, idade mínima de 35 anos, experiência de, no mínimo, cinco anos em ordenação de presbítero e doutorado, licenciatura ou mestrado em Bíblia, Direito Canônico ou Teologia.

▬ Dom Manoel dos Reis de Farias


Nascido no ano de 1946, em Orobó, no agreste pernambucano, Dom Manoel dos Reis de Farias estudou Filosofia e Teologia. Foi ordenado como sacerdote em 1983 e em 2001 foi eleito bispo de Patos, na Paraíba. Em 2011, foi nomeado pelo papa Bento XVI como Bispo da Diocese de Petrolina.


G1 - Petrolina