Flamengo, Cruzeiro e Botafogo estão na semifinal da Copa do Brasil 2017! Na noite desta quarta-feira (26), o Rubro-Negro visitou o Santos, na Vila Belmiro, e avançou após um jogo eletrizante. Apesar da derrota por 4 a 2, o time carioca se classificou pelo critério de desempate dos gols marcados fora de casa. No Mineirão, a Raposa passou após empatar em 1 a 1 com o Palmeiras – na ida, as equipes empataram em 3 a 3. Após perder por 1 a 0 no primeiro confronto, o Botafogo reverteu a situação diante do Atlético-MG, no Nilton Santos.

Santos e Flamengo proporcionaram uma noite agitada aos seus torcedores. Em jogo com seis gols, na Vila Belmiro, o Peixe bateu o time carioca por 4 a 2. O início de pressão do Fla resultou em gol logo aos nove minutos. Berrío recebeu passe na medida de Diego, dominou e marcou. O time visitante não diminuiu a pressão, enquanto o Santos tentava furar a defesa rubro-negra. Até que, aos 33 minutos, após contra-ataque, Bruno Henrique recebeu de fora da área e encheu o pé para deixar tudo igual: 1 a 1. No segundo tempo, o Flamengo novamente foi pressionou no início. O relógio ainda não tinha registrado um minuto quando Everton recebeu no meio de campo e abriu bom passe para Paolo Guerrero. O camisa 9 ficou cara a cara com o goleiro Vanderlei e colocou o Rubro-Negro na frente mais uma vez. A resposta do Peixe veio aos oito minutos, quando Lucas Lima cobrou escanteio, e Copete subiu sozinho para empatar. Em uma reação veloz, o Santos virou o placar um minuto depois. Victor Ferraz encontrou espaço na área e chutou forte, sem chance para Muralha: 3 a 2. Os times seguiram arriscando e criando boas chances. Sem desistir de conquistar a vaga, o Santos marcou o quarto aos 48 minutos finais, com Copete, de cabeça. Com o placar agregado empatado em 4 a 4, o Flamengo avançou para a fase semifinal da Copa do Brasil por ter marcado mais gols fora de casa. O adversário da próxima fase será o Botafogo.

Com o empate em 3 a 3 no primeiro jogo, Cruzeiro e Palmeiras decidiram a vaga no Mineirão. Após um primeiro tempo com pouca criatividade, onde os goleiros quase não trabalharam, os gols só apareceram na volta do intervalo. O Verdão saiu na frente aos 25 minutos. Após bola cruzada na área, Fábio afastou com soco, Keno pegou a sobra e chutou de fora da área: 1 a 0. Aos 39, Diogo Barbosa recebeu cruzamento de Alisson e marcou o gol da Raposa: 1 a 1. Com os três gols marcados na casa do adversário no confronto de ida, o resultado garantiu a vaga ao Cruzeiro, que terá pela frente Grêmio ou Atlético-PR.

Em desvantagem por causa da derrota por 1 a 0 no jogo de ida, em Belo Horizonte, o Botafogo entrou em campo nesta noite com muita determinação. Prova disso foi o gol marcado logo aos cinco minutos do primeiro tempo. João Paulo cobrou escanteio, e a bola sobrou para Bruno Silva finalizar mal. Oportunista, Joel Carli pegou a sobra e colocou o Alvinegro carioca na frente. Sem mostrar muito poder de reação, o Atlético só criou duas boas chances. Uma quando Elias pegou sobra após cobrança de falta, mas mandou por cima do gol de Jefferson. E, aos 16, com chute forte de Marcos Rocha defendido pelo goleiro carioca. Com a vantagem, o Botafogo se postou bem defensivamente e apostava nos contra-ataques. Aos 41, o segundo gol. João Paulo foi lançado na esquerda, se livrou da marcação e cruzou na cabeça de Roger. O camisa 9 ganhou de Gabriel e finalizou no canto do goleiro Victor: 2 a 0. O Bota administrou o resultado e ainda ampliou aos 44 minutos. O Botafogo voltou para o segundo tempo com o mesmo ritmo. Em rápido contra-ataque, Leandro passou para Bruno Silva servir Gilson. O lateral se adiantou no domínio e acertou a bola de pé esquerdo: 3 a 0.


O último classificado para a semifinal da Copa do Brasil será conhecido nesta quinta-feira (27). Atlético-PR e Grêmio disputam a última vaga às 21h45, na Arena da Baixada. Na ida, os gaúchos golearam por 4 a 0.


CBF