Na parte de cima, bares, brindes, música ao vivo e muita diversão.

Na parte de baixo, poluição, sujeira, mau cheiro, abandono, mazela social e invisibilidade.


Este é o cenário do espaço, embaixo do famoso “M” em Juazeiro, BA e que encontra-se completamente abandonado.

A noite, o local é ocupado por usuários de drogas e também serve de abrigo para pessoas em situação de rua, que lá ficam expostas a riscos e mesmo assim estão ‘invisíveis” para o poder público.

Um espaço que precisa ser visto, cuidado, revitalizado.


Painéis da arte urbana do grafite estão por lá, como um apelo para que o espaço seja visto. A arte exposta em parte das paredes também revela que Juazeiro carece de mais espaços públicos para o fomento da cultura e do lazer. E aquela área bem que poderia servir de um abrigo inclusivo para eventos de arte, de esporte e de lazer.

Com uma vista privilegiada para o rio, a cena que se vê hoje por lá é de exclusão, de abandono. Isso para quem quer ver, porque basta dar uma descidinha até o local e constatar que o que poderia ser um cartão postal da cidade, está cinzento, feio e um pouco menos invisível graças a arte que está por lá.

E não nos fale que faltam recursos para grandes intervenções. Estamos falando de limpeza, capina, iluminação, plantio, cuidado, atenção. Uma tarefa de casa que não vem sendo feita.


Blog Preto no Branco