serviço de emissão de passaportes será retomado gradativamente a partir desta segunda-feira (24). Mas quem ainda vai solicitar o documento, vai ter que esperar que os 4.884 passaportes represados na Bahia sejam processados, para que a sua solicitação seja atendida.

De acordo com nota emitida pela Polícia Federal, o processamento dos documentos vai respeitar a ordem cronológica dos pedidos e os novos só podem ser produzidos após a conclusão de todos que estão na fila de espera. Ainda segundo a PF, não há previsão de quando o serviço vai ser normalizado, mas na sexta-feira (21), a Casa da Moeda informou que tudo deve ser normalizado em cinco semanas

Na Bahia, o posto que acumulou maior número de solicitações foi o do SAC do Salvador Shopping, com 1.930 pedidos, seguido do SAC do Shopping Barra, com 1.535. Em seguida, o posto de Feira de Santana, com 389, Vitória da Conquista, com 330, Ilhéus, com 252, Juazeiro, com 240, e  Porto Seguro, com 208.

A emissão dos passaportes foi suspensa em junho, após a Polícia Federal anunciar um corte de verbas por parte do governo federal, que afetou o serviço. Em todo país, 175 mil pedidos de passaportes ficaram represados.

O Ministério da Justiça informou que fez um repasse de crédito extra de R$ 102 milhões à Polícia Federal para regularizar o serviço.


Correio