Você sabe recusar a cebola frita e a fatia de bolo de chocolate, mas e o smoothie verde ou o iogurte parfait? Os restaurantes podem ter pratos carregados de açúcar e calorias mesmo quando parecem saudáveis. E ainda há questões de segurança alimentar a considerar: alguns itens do menu transportam um maior risco de doenças transmitidas por alimentos do que outros. 

Então, listamos alguns fatores para levar em consideração quando pedir um prato da próxima vez que comer fora.

1► Carne mal passada

Quando a carne não é cozida à temperatura adequada, bactérias desagradáveis ​​podem permanecer. Um hambúrguer mal passado é ainda mais arriscado do que um bife, de acordo com um estudo recente da Consumer Reports. Os micróbios nocivos tendem a ser misturados em toda a carne moída, enquanto nos cortes de carne, os micróbios são mais propensos a permanecer na superfície e morrem quando expostos ao calor.

2► Uma pipoca grande

Nos cinemas, quanto maior o pote de pipoca, melhor o preço. Mas uma porção grande pode ter até 1.200 calorias e bastante gordura saturada – sem considerar uma cobertura de manteiga! Se você não consegue imaginar ver um filme sem mastigar algo salgado, peça uma versão pequena (que provavelmente tem de 400 a 700 calorias) e compartilhe com a sua companhia.

3► Água com limão

Peça água, mas deixe o limão de fora. Em um estudo publicado no Journal of Environmental Health, os pesquisadores testaram 76 limões de 21 restaurantes e descobriram que 70% deles estavam contaminados com bactérias. Deixe a água de limão para quando estiver casa, assim você terá certeza de seus limões estão devidamente lavados.

4► Pão com azeite

Se você consegue comer de forma consciente, pode ignorar esta dica. Mas a maioria das pessoas exagera na quantidade e acaba consumindo centenas de calorias antes do prato principal. Pelo azeite ser bom para a saúde, você pode pensar nisso como um alimento “livre”. No entanto, de colher de sopa em colher de sopa, ele contém mais calorias do que a manteiga.

5► Bebidas com refil grátis

Vários copos de refrigerante ou chá adoçado? Não é uma boa escolha. Um copo de refrigerante tem cerca de 120 calorias. Não é ruim, até você considerar as 33 gramas de açúcar, equivalente a mais de 8 colheres de chá. Se pedir um refil ou dois, você terá consumido cerca de 24 colheres de chá de açúcar. Isso é quatro vezes a quantidade recomendada às mulheres por dia.

6► Saladas de entrada

É incrível o que alguns restaurantes podem fazer com as folhas verdes que parecem inocentes. Um exemplo: uma salada de frango grelhado pode ter cerca de 1.300 calorias e 84 gramas de gordura. Fique de olho no tamanho, acompanhamentos e molhos da sua salada!

7► Iogurte frozen

A bebida congelada tem a reputação de ser uma alternativa saudável. E você pode torná-lo uma sobremesa inteligente se consumir conscientemente. No entanto, 115 gramas podem conter até 32 gramas de açúcar mesmo antes de adicionar coberturas como chips de alfarroba (mais 20 gramas de açúcar), flocos de coco (11 gramas de açúcar), ou chips de iogurte (20 gramas de açúcar).

8► Smoothies verdes

Sim, essas bebidas podem ser muito enganadoras. Há restaurantes que misturem couve, abacate, iogurte congelado, suco e açúcar, resultando em 70 gramas de açúcar e cerca de 500 calorias. Os estabelecimentos podem adicionar muito açúcar para disfarçar o gosto dos vegetais, o que transforma sua vitamina em uma sobremesa!

9► Uma tigela de sopa cremosa

Uma pesquisa mostra que tomar uma sopinha antes do prato principal pode levar a consumir menos calorias no total. Faz sentido, uma vez que a sopa enche, então você pode pedir uma entrada menor e talvez pular a sobremesa. Porém, uma tigela de sopa cremosa é uma refeição completa e pode acumular até 500 calorias. Então, fique com a opção vegetariana ou o macarrão de frango.


Boa Forma