Preguiça, desonestidade, falta de senso de humor. Aqui vai uma lista de coisas que fazem qualquer um parecer menos atraente para as outras pessoas (tudo com base na ciência):

1► Não dormir

Não é papo de mãe: menos horas de sono fazem você ficar mais feio. Em 2010, pesquisadores suecos tiraram duas fotos de 23 pessoas: uma depois de uma boa noite de sono, e a outra, depois de uma noite em claro.

Depois, outros participantes compararam as fotos – e as imagens das pessoas insones foram classificadas como feias, doentes e até mais tristes.

2► Ser uma má pessoa

Vilões da Disney geralmente são feios – e a ciência concorda com isso. Saber que uma pessoa é considerada “malvada” pode fazer com que você a veja mais feia: em um estudo feito na China em 2014, participantes observaram vários retratos de pessoas diferentes, todas com uma expressão neutra.

Em algumas dessas pessoas, as palavras “”, “maldosa” e “pessoa ruim” foram adicionadas – e essas foram consideradas feias.

3► Ter uma postura ruim

Ficar com os ombros contraídos, voltados para a frente, formando uma corcunda nas costas faz você parecer menos atraente. De novo, não é a sua mãe falando; é a ciência – ou, pelo menos, é o que diz uma pesquisa da Universidade de Princeton.

No estudo, os cientistas criaram vários perfis falsos no Tinder, alguns com fotos de pessoas com uma boa postura, outros com fotos de posturas ruins – e as pessoas com posturas mais corretas ganharam mais matches.

4► Parecer estressado

Sério, não foi sua mãe que escreveu essa matéria. Um estudo feito em 2013 na Academia Nacional de Ciências do Reino Unido mostrou que nos sentimos menos atraídos por pessoas com altas concentrações de cortisol – hormônio ligado ao stress – no sangue.

5► Parecer exageradamente feliz

Pode relaxar: aquelas pessoas felizes demais realmente são um saco – e a ciência comprova.

Em 2011, pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica mostraram, para mil participantes, fotos de pessoas com poses felizes e orgulhosas, perguntando quem eles achavam atraente. As mais alegres e orgulhosas foram consideradas mais feias.

6► Não ter senso de humor

Não existe nada mais desanimador do que contar uma piada para alguém e a pessoa ficar séria – e esse desânimo é multiplicado por mil quando se trata de um encontro romântico.

Um estudo da Universidade da Califórnia, realizado em 2009, comprova isso: participantes diferentes observaram retratos de algumas pessoas, e demonstraram maior interesse quando os cientistas comentavam que a pessoa na foto era engraçada ou gostava de ouvir piadas.

7► Ser preguiçoso

Aquela preguicinha de domingo é boa demais, mas quando ela está relacionada ao trabalho, acaba te deixando mais feio.

É o que mostra uma série de experimentos da Universidade de Nova York, publicada em 2004: em um deles, alunos novos de um curso de seis semanas deram notas anônimas para a beleza de seus colegas – pessoas que eles não conheciam.

No final do curso, os cientistas pediram que os alunos dessem uma nova nota na beleza dos colegas, mas dessa vez, os mais preguiçosos foram considerados feios – mesmo que no início estivessem entre os bonitinhos da turma.

8► Ter um cheiro muito parecido ao da outra pessoa

Parece confuso, mas a explicação é genética: procuramos parceiros que não sejam nem tão diferentes, nem tão parecidos para procriar. E o cheiro é a forma que os seres humanos têm de checar essa compatibilidade de DNA.

É isso que mostra um estudo feito pela Universidade do Novo México, no qual cientistas compararam as amostras de DNA de mulheres e seus maridos e compararam com respostas de um questionário sobre adultério.

Os casais com o DNA mais parecido tendiam a ter mais experiências adúlteras.

9► Ser desonesto

Mentir não é nada sexy – nem quando você está tentando parecer mais atraente. Em uma pesquisa da Universidade de Illinois, os cientistas deram retratos de pessoas diferentes aos participantes.

Cada foto tinha uma pequena descrição da pessoa retratada – um texto explicando se ela era honesta ou desonesta. No fim, as pessoas honestas foram tidas como as mais atraentes.


Exame