1) “Nem sempre você precisa de nós

Causas de valor abaixo de 20 salários mínimos podem ser ajuizadas no Juizado Especial, por exemplo. Não exigem contratação de advogados quando o processo termina na primeira instância – se a outra parte recorrer, a história muda. Advogados também não são imprescindíveis quando você compra um imóvel e deseja verificar pendências ou obter certidões.

2) “Somos ótimos com desculpas

A Justiça é lenta. Especialmente no Brasil. Mas alguns clientes não entendem – e ficam ligando para saber novidades regulares sobre o andamento de seu processo. Esses daí têm boa chance de serem atendidos pelo “estagiário” – personagem “interpretado” pelo advogado tentando se livrar do telefonema. Outra desculpa comum é dizer que está entrando em audiência.

3) “Não existe causa ganha

Eles nunca vão desanimar o cliente, mas, por mais que tudo pareça encaminhado, algo pode dar errado. No direito, tudo depende de interpretações. O depoimento de uma testemunha, por exemplo, pode sair diferente do que se esperava. Por isso, confie mais no profissional que usa palavras como “provável”, “possível”, “pouco provável” e “impossível” do que naquele cheio de confiança.

4) “Nem sempre avisamos que o rival é amigo do juiz

Há amizades e relações entre juízes, advogados de defesa e de acusação. Muitos são ex-colegas ou até amigos pós-expediente que batem uma bolinha juntos. Então, pode acontecer de o advogado da parte contrária ser brother do juiz que vai julgar a causa. Mas esse tipo de informação não é contada para os clientes, para que não desistam da ação.


Mundo Estranho