Segundo o especialista em segurança do GRUPO GR, Marcos Roberto Araújo, os meliantes normalmente agem sozinhos ou em duplas. Ficam observando por um tempo e, ao menor descuido do usuário, eles furtam os celulares e carteiras em segundos. “Sei que é muito difícil para o brasileiro aceitar isso, mas evite, ao máximo, usar o celular em locais públicos, seja para ligação, responder mensagens ou fazer fotos. É nesse momento de distração que você poderá ficar sem o seu aparelho”, comenta o especialista.

Confira abaixo algumas dicas de segurança do GRUPO GR, selecionadas pelo especialista, para evitar roubo de celulares e objetos.

▬ 10 Dicas de segurança do GRUPO GR para evitar roubos de celulares

– Não use celular na cintura, em bolsos traseiros ou sem fecho, pois permite que os assaltantes possam furtá-lo com facilidade;

– Para evitar chamar atenção, coloque seu aparelho no modo vibratório ou silencioso;

– Nunca deixe o celular à mostra e evite atender ligações em locais públicos e abertos. Caso precise atender, procure um estabelecimento comercial próximo;

– Se for fazer uma selfie, muito cuidado. Certifique-se se não há alguém observando sua ação e seja rápido.

– Evite transitar em ruas ou praças mal iluminadas.

– Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.

– Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um suspeito.

– Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos.

– Evite deixar o celular com crianças, pois elas se tornam alvo fácil dos bandidos, pois não oferecem resistência.

– No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Delegacia de Polícia mais próxima da área.


A Tarde