Se você sonha em fazer uma graduação, mas não tem condições de arcar com as mensalidades de uma faculdade particular, tentar uma bolsa de estudos pode ser a solução.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudos em faculdades particulares para estudantes de baixa renda. O processo seletivo acontece duas vezes por ano e oferece centenas de milhares de vagas em faculdades privadas espalhadas por todo o Brasil em cursos integrais, matutinos, vespertinos, noturnos e a distância (EAD).

Para participar, não há limite de idade. Basta não ter diploma de nível superior, cumprir alguns requisitos de renda familiar, escolaridade e desempenho no Enem. O sistema é totalmente automatizado e usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para classificar os candidatos. Por isso, ter boas notas no Enem é fundamental para garantir uma bolsa do ProUni.

Confira quantos pontos você precisa ter no Enem para conseguir uma bolsa do ProUni.

▬ Quantos pontos preciso tirar no Enem para fazer inscrição do ProUni?

O ProUni exige que os candidatos tenham feito o Enem no ano imediatamente anterior e tenham conseguido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação.

▬ Quantos pontos preciso tirar no Enem para garantir uma bolsa do ProUni?

Um desempenho de 450 pontos no Enem e nota maior do que zero na redação são suficientes para fazer a inscrição do ProUni. No entanto, para passar nos cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia, é fundamental ter uma nota bem superior ao mínimo exigido.

Historicamente, a nota média no Enem para os cursos mais disputados fica entre:

→ 700 a 800 pontos para Medicina

→ 700 pontos para Engenharia

→ 650 a 700 pontos para Direito

A cada edição, as notas mínimas para conseguir bolsa do ProUni, chamadas “notas de corte” variam um pouco. Elas também mudam de acordo com a faculdade, o campus, o turno do curso (diurno, noturno, integral), o tipo de concorrência (ampla concorrência ou cotas) e a modalidade (presencial ou a distância).

▬ Como funciona a nota de corte do ProUni?

A partir do segundo dia de inscrições, os candidatos do ProUni podem consultar as notas de corte, ou seja, a menor pontuação no Enem possível para entrar em determinado curso, turno, faculdade e modalidade de concorrência.

Com isso, você pode comparar a nota de corte com o seu desempenho no Enem e calcular suas chances de conseguir uma bolsa. Durante todo o período de inscrições, você pode modificar suas opções de curso de acordo com as notas de corte. Para fazer a classificação final, o sistema considera sempre a última opção que você salvou.

De acordo com o MEC, as notas de corte publicadas no site do ProUni são apenas uma referência e não garantem a vaga. Na dúvida, é bom saber que quanto maior a sua pontuação no Enem, maiores as chances de conseguir uma bolsa do ProUni.

▬ Como funciona o desempate do ProUni?

Pode acontecer de dois candidatos diferentes concorrendo a uma mesma vaga terem a mesma pontuação geral no Enem. Nesses casos, sai na frente quem tiver a maior nota na Redação.

Isso porque o sistema do ProUni usa os seguintes critérios de desempate, nesta ordem:

→ Maior nota na Redação.

→ Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias.

→ Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias.

→ Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

→ Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

▬ Fui mal no Enem, tenho chance de entrar no ProUni?

Se a sua nota do Enem foi muito próxima à pontuação mínima exigida pelo ProUni, ainda assim você tem chance de conseguir uma bolsa. Entre as opções com menor nota de corte, normalmente estão alguns cursos de licenciatura e os cursos a distância (EAD). Esses últimos, por permitirem uma maior flexibilidade de horários, são ideais para quem já trabalha e precisa de uma graduação para conseguir um salário maior (ou, de repente, até uma promoção!).

▬ Quem pode participar do ProUni?

Além de ter participado do Enem no ano anterior, com pelo menos 450 pontos nas provas e não ter zerado na redação, para concorrer a uma bolsa do ProUni é necessário ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa, não ter diploma de curso superior e cumprir pelo menos um dos critérios a seguir:

→ ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, ou em escola da rede privada como bolsista integral;

→ ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, como bolsista integral da escola privada;

→ ser pessoa com deficiência;

→ ser professor efetivo da rede pública de ensino, concorrendo a bolsas em cursos de licenciatura (nesses casos não há requisitos de renda).

As bolsas integrais do ProUni, que cobrem a totalidade da mensalidade, são destinadas aos candidatos com até um salário mínimo e meio por pessoa e os estudantes com até três salários mínimos por pessoa podem concorrer a uma bolsa parcial, que paga a metade da mensalidade.

▬ Como fazer a inscrição do ProUni?

A inscrição é gratuita e deve ser feita pela internet, no site oficial do ProUni (CLIQUE AQUI). São duas edições por ano, normalmente em janeiro e em junho.


Guia da Carreira