O tempero da Bahia invadiu a cozinha do MasterChef Brasil na noite da última terça-feira (7). Com Daniela Mercury e a cozinheira Dadá como convidadas, os participantes passaram por uma verdadeira prova de fogo para conseguir colocar em dois pratos todo sabor do estado com o tradicional acarajé e seus acompanhamentos, vatapá, salada, caruru e camarão, além de preparar o afrodisíaco caldinho de sururu.

A dupla conquistou o carinho dos internautas na web pelas tiradas engraçadas e pelo bom entrosamento. "Gente tô apaixonado pela convidada do #MasterChef Dadá", declarou um espectador. "Alô produção, cadê o contrato eterno para a Dadá no #MasterChef?", questionou outro. "A Dadá e a Daniela Mercury sentadas naquela mesa comendo foi um show à parte. Não!  Foi o show!  #MasterChef", elogiou um fã. "esse episódio do acarajé no masterchef foi a melhor coisa que já aconteceu nessa temporada. a dadá é a melhor pessoa", disse uma internauta. 


Mas o que era para ser uma noite em homenagem a culinária baiana se tornou espaço para declarações xenofóbicas nas redes sociais e até mesmo dentro do programa. O perfil oficial do reality show no Twitter fez uma piada envolvendo o estereótipo de 'povo baiano, povo preguiçoso' e acabou sendo criticado por internautas. Após alguns minutos a declaração foi retirada do ar, mas o assunto continuou sendo debatido. 

Dentro do programa, o chefe Erick Jacquin e a apresentadora Ana Paula Padrão foram a bola da vez. O francês pediu para que os participantes cozinhassem devagar pois o prato se tratava da Bahia. A afirmação do chefe de cozinha não agradou muito os internautas que criticaram o jurado.

"Falou besteira", disse um espectador. "Ow ódio que me dá quando falam que baiano é devagar. Isso se chama preconceito que coisa chata da zorra", declarou outra. "Não tem ninguém no @masterchefbr para lembrar o quão preconceito é chamar baiano de preguiçoso?", questionou um internauta.

Já a apresentadora afirmou antes de começar a disputa em grupo que a prova era da Bahia, mas que não precisava ser devagar e também sofreu críticas na web. "Clap, clap p @anapaulapadrao reproduzindo a ideia nd a ver de q o baiano é preguiçoso.Só o acarajé mostra a complexidade da BA #masterchefbr", escreveu uma. "#MasterChefBR "é Bahia, mas não é devagar não" @anapaulapadrao SEJA MENOS RIDICULA! BAIANO NAO É PREGUIÇOSO!", comentou outra. "20min de @masterchefbr e ja fizeram umas 10 piadas de q baiano eh preguicoso..." e "Detesto quando esse povo dá a entender que baiano é preguiçoso... tô pra ver povo mais enérgico que esses daqui!", foram as outras declarações.


Correio