Quando você possui a Carteira Nacional de Motorista (CNH) e o carro próprio, ocasionalmente, alguns vilões surgem para te amedrontar. Tráfego lento, acidentes e problemas mecânicos costumam ser os mais comuns. Mas, e quanto às multas? Esse adversário, que pode até não ser tão implacável, uma vez que depende de descuidos do condutor, tem o super-poder mais perigoso: o de mexer no nosso bolso. Além disso, fique de olho: até mais o cauteloso dos motoristas pode estar com esse inimigo mais perto do que imagina.

As leis de trânsito, apesar de trabalharem à serviço da nossa segurança, podem ser bem traiçoeiras e surpreendentes. A maioria delas nos é ensinada nas aulas de legislação do trânsito, mas, depois de um bom tempo nas ruas e longe das classes, acabam no esquecimento. Pois isso, nós preparamos uma lista com 8 multas que você não se lembra ou nem sabe que existe, as quais, por mais que façam sentido, não deixam de ser meio esquisitas. Confira:

1 ▬ FAZER COBRANÇAS COM VEÍCULO EM MOVIMENTO

É normal ver motoristas de ônibus, táxis e Uber fazendo tudo ao mesmo tempo: recebendo dinheiro, dando o troco, passando cartão...Eles se esquecem, entretanto, que realizar esse tipo de tarefa em movimento é passível de multa. Por isso, esses condutores devem fazer a cobrança antes de saírem do lugar ou depois, já parados.

2 ▬ COLOCAR O BRAÇO PARA FORA

Dirigir com o braço para fora a fim de azarar a gatinha é coisa de novela. Na vida real, além de causar acidentes, dá multa. A lei deixa claro que o condutor deve manter as duas mãos no volante o tempo todo, exceto quando passa a marcha, é claro. Isso explica o primeiro item da lista.

3 ▬ ATIRAR OBJETOS NA VIA

Jogar objetos em via pública, além de configurar uma total falta de educação, gera multa ao motorista. Quatro pontos na carteira mais alguns reais é o que custa a atitude. O ideal é ter o famoso lixinho dentro do carro para que possa ser descartado em local apropriado posteriormente.

4 ▬ BUZINAR

Usar a buzina de forma temerária, além de contribuir para o incômodo alheio, pode gerar multa leve. Por isso, saiba que esquentar a buzina para chamar amigos, reclamar de um portão fechado ou qualquer outro uso que não esteja relacionado ao trânsito, pode mexer no seu bolso.

5 ▬ NÃO USAR AS SETAS

Esquecer a seta gera uma infração grave .Pois isso, nada de desculpas ou esquecimentos. A seta é um item de suma importância para a orientação de carros, pedestres e todos os outros atores do trânsito. O tráfego sem as setas seria um caos total.

6 ▬ NÃO USAR OS LIMPADORES DO PARA-BRISA 

Não fazer o uso desse item - ou não tê-lo funcionando no mal tempo - gera uma infração grave. Por isso, fique de olho na manutenção e ative os limpadores quando chover. Ao contrário, isso pode te custar cinco pontos na carteira e uma multa de R$ 127,69.

7 ▬ PANE À SECO

Essa é a expressão usada para identificar a falta de combustível. De acordo com o código de trânsito, o condutor tem que assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino. Ao contrário, além de atrapalhar o trânsito, isso te custará uma infração média, quatro pontos na CNH do condutor, remoção do veículo e uma multa no valor de R$ 85,13.


Preparado Pra Valer