A cantora Elba Ramalho criticou publicamente o São João que está sendo realizado em Campina Grande, na Paraíba. A artista, que disse não ter nada contra o sertanejo, falou sobre a invasão do ritmo nas festas juninas e disse que o contrário não ocorre nas festas de peão, pois os eventos são blindados para que não haja a entrada de outras nuances musicais.

Reivindiquei da Paraíba que o São João de lá que está muito comprometido. Não tenho nada contra nenhum artista, nada contra o sertanejo. No céu cabe todas as estrelas, porém eu não canto na festa de Barretos; Dominguinhos não cantava… A festa é deles, é do sertanejo. Eles têm bem essa coisa: a área é nossa… Quando chega o São João, se você não tiver forró, eu não quero ir para uma festa que não tem forró”, bradou Elba.

Na Bahia, o vocalista da banda Estakezero tem sido uma voz recorrente em defesa do forró. Léo Macedo tem se posicionado sobre o tema e também diz não ter nada contra outros ritmos, porém defende a manutenção da tradição dos festejos.

Outro artista que tem usado as redes sociais e encabeçado a campanha #DevolvaMeuSãoJoão é Chambinho do Acordeon. Intérprete de Luiz Gonzaga no cinema, ele tem obtido o apoio de outros artistas para tentar estancar a sangria sofrida pelos forrozeiros neste período de festas juninas.


Correio