Muitos alimentos parecem ser ótimas opções de lanches: práticos, rápidos e idolatrados pela criançada. Mas será mesmo que gelatina, empanados de frango e suco de caixinha são benéficos à saúde dos pequenos?

▬ BARRINHA DE CEREAL: NEM TUDO QUE PARECE É

De acordo com a nutricionista Ana Harb, a proposta inicial das barrinhas de cereais tinha a granola como o principal ingrediente. Porém, principalmente no Brasil, foram adicionados flocos de arroz e chocolate. A dica da profissional é buscar marcas que não apresentem xarope de glicose na composição, pois se trata de um açúcar de rápida absorção.

▬ SUCO DE CAIXINHA: MAIS AÇÚCAR DO QUE VOCÊ IMAGINA

Assim como a grande parte dos produtos industrializados, os práticos sucos de caixinha são cheios de conservantes, acidulantes e açúcares — e isso não é bom. Para substituir esse produto, o suco natural feito em casa e fresco é sempre a melhor opção. Outras alternativas são água, que pode ser saborizada naturalmente em casa com ervas como hortelã, e água de coco.

▬ PÃEZINHOS INFANTIS: NEM TÃO INOCENTES

Os pãezinhos infantis, incrivelmente fofinhos, na maioria dos casos têm essa textura devido à gordura hidrogenada. Porém, a indústria está substituindo o uso dessa gordura pela gordura de palma, que é saturada e também não é a mais indicada. Por serem repletos, também, de farinha branca e açúcar, eles não devem ser consumidos em grandes quantidades.

▬ EMPANADOS DE FRANGO: VOCÊ SABE DO QUE SÃO FEITOS?

Trata-se de uma mistura de carnes, pele de animais, farinha, leite em pó, muitos temperos e sal. Além da composição pouco saudável, não oferecem a mesma quantidade de proteínas que um bife verdadeiro. Ou seja: não são um bom alimento, nem para crianças, nem para adultos.

▬ CEREAL MATINAL: FIQUE ATENTO AO AÇÚCAR

Os cereais, geralmente de milho, fornecem energia, mas a maioria possui uma quantidade muito alta de açúcar. As versões com maior apelo infantil, com corantes e chocolate, são ainda mais prejudiciais.

▬ GELATINA: CALORIA VAZIA

Apesar de prática, e de agradar a criançada, a gelatina é rica em corantes, acidulantes, açúcares e outras substâncias industrializadas. “Como alimento, não apresenta valor nutricional interessante. É uma caloria vazia”, explica Ana.

▬ É PRECISO VARIAR A DIETA

Quando se fala em lanche infantil, as frutas devem estar presentes sempre que possível, mas oferecer opções é fundamental: bolos integrais feitos em casa e sanduíches naturais são ótimas escolhas.


MSN