Economizar dinheiro todo o mês pode não ser a coisa mais fácil para todo mundo. O custo de vida elevado pode tornar difícil guardar um pouco no fim de todo mês, mas ter uma reserva financeira é importante, especialmente para casos emergenciais. Se você não sabe por onde começar, não se preocupe, separamos os principais erros que você deve evitar para não cair em armadilhas que podem atrapalhar suas economias.

▬ ECONOMIZAR SEM TER UM OBJETIVO

Estabelecer metas e prazos é importante para manter o foco na hora de economizar. A compra de um carro, de uma casa ou uma viagem são objetivos que exigem determinação e, com isso em mente, fica mais fácil evitar gastos supérfluos e deixar o dinheiro direcionado para o grande prêmio.

▬ NÃO FAZER LISTA DE COMPRAS

Boa parte do orçamento mensal vai para a compra de produtos de limpeza e alimentos. Mas, antes de sair pelo mercado olhando todas as prateleiras, faça uma lista com tudo que você necessita. Assim, você evita comprar itens por impulso ou simplesmente porque estão com preços mais baixos.

▬ COMPRAR SÓ PORQUE ESTÁ NA PROMOÇÃO

E por falar em preço mais baixo, fique atento às promoções. É sempre bom pagar mais barato por um produto, mas pense bem se é algo de que você realmente precisa. Em muitos casos, o efeito psicológico da promoção fala mais alto que a real necessidade do produto em questão e você acaba comprando algo que nem precisa ou quer tanto.

▬ CORTAR TODAS AS ATIVIDADES DE LAZER

Trabalhar, estudar e realizar os afazeres domésticos não são as únicas atividades importantes do dia a dia. Reservar uma parte do orçamento para o lazer também é essencial, porque ajuda a relaxar e torna a vida mais feliz. Não precisa deixar de ir ao cinema, à praia e de sair com os amigos e com a família, mas procure fazer passeios mais baratos sempre que possível.

▬ NÃO PRESTAR ATENÇÃO NOS PEQUENOS GASTOS

O orçamento não é feito somente com grandes gastos. É importante sempre se lembrar dos pequenos gastos que, juntos, acabam representando uma boa parcela do dinheiro que você gasta. Além disso, procure fazer pequenas economias, trocando o plano de telefone, de internet e de TV por opções mais baratas. O resultado pode fazer uma diferença incrível no orçamento.

▬ DEIXAR DE INVESTIR O DINHEIRO

Sabe o dinheiro que você está juntando para comprar uma casa ou para fazer aquela viagem inesquecível? Porque, em vez de deixá-lo parado em casa ou na conta corrente, você não faz um investimento de baixo risco? Com uma conta poupança ou ainda aplicando o dinheiro em um Certificado de Depósito Bancário (CDB), por exemplo, dá para fazer o dinheiro render e trazer o sonho para mais perto da realidade, especialmente se o plano for de longo prazo.

▬ NÃO ORGANIZAR O ORÇAMENTO MÊS A MÊS

Para economizar com sabedoria, é necessário saber que os gastos mudam a cada mês e, por isso, é importante o organizar o orçamento mensalmente já de olho no próximo mês. Além disso, quando estiver mais folgado, segure seu dinheiro para se programar para gastos inesperados e compras parceladas.


Youse