Candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 e ainda não estão na universidade têm uma nova oportunidade. A Bahia tem 3.896 vagas no ensino superior que estão sendo oferecidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a partir desta segunda-feira (29). No total, cinco instituições públicas participam do programa e as inscrições podem ser feitas até as 23h59 da quinta-feira (1º).

A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, na página do Sisu. O Ministério da Educação (MEC) estabelece que qualquer candidato que tenha obtido nota superior a zero na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode participar. Mas algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos, por isso é preciso ficar atento no momento da inscrição. 

O candidato pode escolher até duas opções entre as vagas ofertadas e, durante o período de inscrição, é possível alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Cada estudante poderá cursar apenas uma das opções que escolheu. O sistema vai considerar a primeira opção. Essa é a única etapa de inscrição, e o resultado da chamada regular será divulgado no dia 5 de junho. 

Na Bahia, cinco instituições participam do Sisu. A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) é a que oferece o maior número de vagas, são 1.591. A Universidade Federal da Bahia (Ufba) é a segunda, com 1.457; a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), 391 vagas; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), 317 vagas; e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), com 140 vagas. 

No total, 29 municípios da Bahia participam do Sisu. Salvador lidera o ranking das cidades com mais oportunidades: 1.837 vagas. Em seguida, vem Vitória da Conquista (345), São Francisco do Conde (169), Alagoinhas (134), Jequié (126).

As outras cidades são: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Caetité, Camaçari, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Eunápolis, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santa Inês, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Xique-xique. 

Em todo o país são oferecidas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. No segundo semestre do ano passado foram foram ofertadas 56.422 vagas em 65 instituições. A nota do Enem é o parâmetro para a escolha dos candidatos. Em 2016, mais de 6,1 milhões fizeram o exame. 

▬ SISU

O Sisu é um sistema de seleção que permite o ingresso de estudantes em instituições públicas de ensino em todo o Brasil. Através do programa, o candidato que está em Salvador pode concorrer a uma vaga em uma universidade de São Paulo, por exemplo. O Sisu também adota o sistema de cotas e políticas afirmativas, além da livre concorrência.

O candidato inscrito no Sisu também pode fazer a inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni). Os dois programas adotam o Enem de 2016 como critério para seleção dos estudantes, mas não é permitido que os aprovados cursem os dois programas. 

As vagas disponíveis na Bahia e em todo o Brasil podem ser conferidas aqui (CLIQUE AQUI).


Correio