Ana Maria Braga já enfrentou três cânceres: um de pele, um no canal anal e, mais recentemente, um no pulmão. Mesmo acreditando que o último tumor surgiu devido ao tabagismo, a apresentadora diz não conseguir parar de fumar.

É um risco que toda pessoa que fuma tem e eu achei que estava imune”, afirmou em depoimento que fez ao vivo em seu programa, Mais Você (TV Globo), em 2015, para revelar que estava tratando um novo câncer.

Ana Maria contou que fuma cerca de um maço de cigarros por dia e que sua dependência é tanta que ela até pensa em se internar em uma clínica por um mês para tratar o vício.

▬ FUMANTES TÊM MAIS RISCO DE TER CÂNCER?

Na maioria dos casos, o câncer de pulmão está diretamente relacionado ao tabagismo, até mesmo quando o fumante é passivo. Ou seja, a pessoa não fuma, mas convive com fumantes.

O cigarro é tão prejudicial para a saúde dos pulmões, traqueia e brônquios que o risco de um fumante ter câncer nos pulmões já diminui apenas 20 minutos depois de parar de fumar.

A inalação de agentes químicos, como radônio, amianto e arsênio, de poeira e poluição também são fatores que podem desencadear o aparecimento do tumor.

▬ OUTROS TIPOS DE CÂNCER

Apesar de comumente estar associado ao câncer de pulmão, o tabagismo pode desencadear diversas outras doenças graves. Segundo o site do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o cigarro também é fator de risco para o câncer no canal anal, que foi o que Ana Maria teve em 2001, e para vários outros tipos de câncer, como o de pâncreas. 

De acordo com o cirurgião oncologista Felipe Coimbra, fumantes têm até três vezes mais chances de ter câncer no pâncreas.

Não fumar também ajuda na prevenção da leucemia, do câncer de estômago e ainda é capaz de reduzir em quase 30% os riscos de uma mulher ter câncer de mama.


Bolsa de Mulher