Conta corrente é o tipo de conta bancária mais comum e permite realizar diversas movimentações, como pagamento de contas, saques, transferências e até dá direito a ter cartões de crédito. No entanto, não se engane com essas vantagens. Deixar o dinheiro parado na conta corrente sem razões especiais pode até ser cômodo para algumas pessoas, mas é, no geral, um mau negócio.

▬ INFLAÇÃO DESVALORIZA DINHEIRO NA CONTA CORRENTE

O principal motivo é a desvalorização do seu dinheiro causada pela inflação, uma velha conhecida dos brasileiros. A taxa da inflação aumenta os preços de produtos e serviços e é influenciada por uma série de fatores macroeconômicos, como a relação entre oferta e demanda, e faz com que o consumidor perca poder de compra.

Funciona assim: hoje, você faz as compras de supermercado com 200 reais, mas, um ano depois, para pagar pelos mesmos produtos das mesmas marcas, você precisará de um valor maior. O dinheiro parado na conta corrente perde valor porque não rende, ou seja, não consegue acompanhar a movimentação da taxa da inflação.

▬ EXISTEM OPÇÕES MELHORES QUE A POUPANÇA

A melhor maneira de proteger o seu dinheiro é procurando investimentos capazes de garantir uma rentabilidade acima da inflação. Uma alternativa tão simples e fácil de gerenciar quanto deixar o dinheiro parado na conta corrente é aplicá-lo em uma conta poupança e retirá-lo quando precisar.

A poupança é uma aplicação considerada de baixo risco, mas, em decorrência disso, tem um rendimento muito baixo. Se a ideia é que o dinheiro se valorize com o tempo, é importante considerar outras opções de investimento. Títulos públicos, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são algumas delas, mas é importante pesquisar para saber qual aplicação combina melhor com seu perfil financeiro.


Youse