O Supremo Tribunal Federal (STF), através do ministro Luís Roberto Barroso, liberou para julgamento um recurso do Flamengo que reivindica o título do Campeonato Brasileiro de 1987, num imbróglio que se arrasta há anos.

De acordo com o jornal Extra, uma decisão da Justiça havia proclamado o Sport Recife como único campeão da competição. Com a decisão de Barroso, o polêmico caso volta a júri pela Primeira Turma do Supremo. Vão votar, além de Barroso, os ministros Luiz Fux, Rosa Weber e Alexandre de Moraes. Até o momento, o único voto declarado é do ministro Marco Aurélio Mello, que é rubro-negro, mas votou contra.

▬ O CASO

O Brasileiro de 1987, chamado também de Copa União, teve o Sport como vencedor do Módulo Amarelo (segunda divisão). Já o Flamengo venceu o Módulo Verde (primeira divisão) da competição. As duas equipes teriam então que se enfrentar, mas o time carioca se recusou. A Copa União foi organizada pelo extinto Clube dos Treze, mas a exigência do confronto final partiu da CBF.

O clube pernambucano foi para a Justiça a fim de ser reconhecido como campeão brasileiro. Em 1994, depois de um pedido no STJ, a decisão foi favorável para o Leão.


Esporte ao Minuto