1► BAIXO CONSUMO DE CALORIAS 

É muito comum a gente acreditar que cortar o consumo de calorias é o suficiente para perder peso. Mas não é bem assim. Levar em conta somente as calorias pode implicar em problemas nutricionais. Consumir somente alimentos pobres em nutrientes a longo prazo pode implicar em carências nutricionais e problemas como anemia, carência de vitamina B e ferro, e baixa imunidade, aumentando as chances de gripe, infecções, viroses, verminoses e reações alérgicas.

"Temos que estabelecer o que é uma alimentação saudável e que emagrece, se o objetivo é puramente perder peso contar calorias é o suficiente, mas a pessoa pode fazer uma dieta completamente desbalanceada", alerta o endocrinologista Bruno Halpern, médico da Associação Brasileira para Estudos da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO).

2► HIGIENE EM EXCESSO

Estudos realizados pela Universidade Duke (EUA) concluíram que limpeza em excesso na infância faz mal à saúde adulta por inibir ou interromper a produção e a ação de anticorpos do nosso organismo, alterando assim nossa imunidade natural. Segundo os pesquisadores, crianças que lavam as mãos, a cada dois minutos, não entram em contato com a natureza por medo de alergias e se privam do contato com agentes externos, causadores de doenças, e por isso, teriam menos resistência à bactérias e vírus do que aquelas, cujas mães não fazem tanta questão de ver tudo sempre tão limpinho.

3► TOMAR MAIS DE UM BANHO POR DIA 

Para os brasileiros, tomar mais de um banho por dia é algo comum, porém um estudo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, descobriu que esse hábito pode não ser tão benéfico para a saúde. Pesquisadores apontaram que mais de um banho por dia pode desregular os ecossistemas microbianos da pele.

4► EXCESSO DE VITAMINA D

Um estudo feito na Johns Hopkins University School of Medicine (EUA), afirma que níveis de vitamina D acima no normal podem aumentar o risco de inflamações cardíacas.

Os pesquisadores concluíram que é preciso ficar atento aos riscos associados ao uso de suplementos vitamínicos sem necessidade, especialmente a vitamina D. Segundo os autores, as pessoas que tomam suplementos de vitamina D precisam ter certeza de que essa suplementação é necessária, ou seja, precisam de acompanhamento médico.

5► EXERCÍCIOS EM EXCESSO

Inúmeros estudos já comprovaram que praticar exercícios físicos é um dos segredos para aumentar a longevidade. Mas tudo tem limite. Isso porque treinar em excesso, o chamado overtrainig, pode ser tão prejudicial quanto o sedentarismo. É o que mostra uma pesquisa publicada em 29 de novembro no periódico Heart, do grupo British Medical Journal (BMJ).

6► EXCESSO DE FIBRAS

De acordo com o nutricionista Marco Dias Leme, o excesso de fibras pode dificultar a absorção de alguns nutrientes e minerais como zinco, cálcio, magnésio, cobre e ferro. Ele completa dizendo que consumir fibras em excesso pode levar ao aparecimento de celulite, acne e intolerância alimentar devido ao aumento da permeabilidade intestinal.


Minha Vida