Suor em excesso, imitação gestual, músculos tensos e batimentos cardíacos acelerados são alguns dos sinais indicados.


1) (NÃO) SIGA O MESTRE

Um comportamento comum entre os mamíferos sociáveis é a imitação gestual. Inconscientemente, copiamos e emulamos gestos das pessoas com quem interagimos como uma forma de tranquilizá-las durante uma conversa. Uma pessoa que mente não faz isso ou tem mais dificuldade em fazer com naturalidade.

2) HORA DA PIZZA

Fique atento ao suor: quem mente tende a transpirar mais. Verifique sinais como a roupa grudando no corpo ou a testa e a palma das mãos mais úmida do que o normal. O suor é uma das maneiras pela qual o polígrafo, o aparelho detector de mentiras, identifica um potencial embuste. Mas a pessoa pode suar também por estar tímida ou nervosa. Arrumar constantemente a roupa ou o cabelo pode ser sinal de desconforto. Para especialistas, é uma demonstração clara de ansiedade causada pela mentira.

3) SEGURA A PRESSÃO

O nervosismo leva o mentiroso a tensionar os músculos. A pessoa pode segurar algo com força até os nós dos dedos ficarem muito brancos ou então apertar partes do próprio corpo, como os braços, sem notar. A tensão acumulada pode ser liberada com movimentos involuntários, como bater os pés no chão ou tamborilar os dedos na mesa.Veja também se a pessoa coloca objetos entre ela e o interlocutor, como um livro ou um copo. Alguns psicólogos dizem que é uma tentativa instintiva de criar obstáculos defensivos.

4) BATE CORAÇÃO

O mentiroso fica com o corpo sob stress, o que faz o coração bater mais forte, a tensão arterial aumentar e os pulmões pedirem mais oxigênio. Olhe se a frequência da respiração está alterada – por exemplo, se é marcada por breves inspirações seguidas de uma mais longa.

5) CHEGA MAIS

Quando queremos concordar ou dar ênfase a uma afirmação, balançamos a cabeça de trás para a frente em direção ao peito. Um mentiroso pouco treinado, no entanto, vai afirmar e balançar a cabeça de um lado para o outro – uma negação inconsciente. Também preste atenção se a pessoa mantém o corpo agastado. Quando estamos à vontade e sem nada para esconder, a tendência ao conversar com alguém é aproximar-se ou inclinar-se na sua direção. Já o mentiroso evita a todo custo o contato físico.

6) SINAIS NASAIS

O mentiroso altera seu tom de voz e, ao dar ênfase nas palavras que fala, torna os movimentos da boca mais proeminentes. Além disso, em 60% dos casos em que uma mentira é detectada, a pessoa coça o nariz. De acordo com o psiquiatra Alan Hirsch, isso ocorre porque os vasos sanguíneos dentro da napa incham, esticando levemente sua cartilagem.

7) CONFIRA O CUSPE

A ansiedade ao mentir eleva a liberação do hormônio adrenalina no corpo. Isso, por sua vez, resulta em um aumento na produção de saliva na boca, que depois fica rapidamente seca. Repare se o mentiroso está engolindo saliva ou pigarreando constantemente.

▬ CARA DE CASCATA
Emoções verdadeiras “vazam” quando você fala

Fique atento quando alguém se comunica: expressões faciais involuntárias e quase imperceptíveis revelam as verdadeiras emoções de uma pessoa durante um diálogo. Veja como ler as sete micro expressões básicas



▬ REVEJA SEUS CONCEITOS
Forma mais tradicional de perceber mentira é furada

Sabe a clássica tática de detectar a mentira reparando se a pessoa fica olhando para baixo e para os lados? Não funciona! O desvio do olhar tem sido apontado por pesquisadores como uma maneira pouco confiável de identificar um mentiroso. Segundo estudos em neurologia, esse movimento não está ligado necessariamente à mentira, mas sim à memória e à formação de imagens no cérebro


Mundo Estranho