A série de nossa infância, "Chaves", nos trouxe muitos momentos de diversão. Todos vivemos incontáveis aventuras com esse elenco que nos fez tão felizes por tanto tempo. Conhecemos seus nomes, suas brigas diárias, seus ódios e seus medos, mas desconhecemos totalmente o seu passado. O que aconteceu com os atores antes de começarem a gravar a série que os catapultou para a fama por toda a eternidade. 

► ROBERTO GÓMEZ BOLAÑOS ▬ CHAVES


Falar de Roberto Gómez Bolaños e não falar de sucesso é impossível, tanto em nível nacional, no México, como internacional. Apesar de que sua série o catapultou para o estrelato, porque foi resultado de sua criação, seu começo não foi nada fácil. Inicialmente, ele queria estudar engenharia mecânica e, embora tenha provado ser um bom aluno, ele também queria se destacar nos esportes e tentou a sorte uma vez como pugilista amador. Para nossa alegria, ele não se saiu muito bem e decidiu seguir sua outra paixão, escrever roteiros. Com isso ele finalmente conseguiu alcançar a fama.

► MARÍA ANTONIETA DE LAS NIEVES ▬ CHIQUINHA


Outra das atrizes de maior sucesso na série foi Marie Antoinette, que deu vida a vários dos mais importantes papéis na série, ao longo de toda a produção. Embora ela tenha sido uma das causas da saída do resto do elenco, a verdade é que seu talento foi levado muito a sério desde o começo, desde que começou a trabalhar como atriz quando ainda era criança. Apesar de ter sido bastante valorizada, seu sucesso também só veio com o do resto do elenco, por seus papéis com Bolaños. Mas ela também será lembrada como uma das dubladoras de séries animadas da época, carregando inumeráveis papéis em suas costas.

► CARLOS VILLAGRÁN ▬ QUICO


A vida mais complexa é precisamente a do ator que trouxe vida a Quico, Carlos Villagrán. Desde o nascimento, ele tinha uma doença que lhe trazia problemas com a coluna, o que significou uma infância repleta de memórias difíceis e dolorosas. Sua família, que não tinha muitos recursos, não teve como lhe dar estudos avançados, por isso ele teve que combinar seu trabalho como repórter com o de vendedor de cachorro-quente para pagar a sua carreira como repórter. Depois de alcançar uma boa posição na imprensa, cobrindo os Jogos Olímpicos, conseguiu fazer o seu caminho para a interpretação através de sua amizade com outro personagem do elenco, Rubén Aguirre.

► RAMÓN VALDÉS ▬ SEU MADRUGA


O passado de Ramón Valdés é o mais abundante do elenco, pois desde o início sempre foi ligado ao ofício de ator. Mas no seu caso, ele também foi associado com atores do calibre de Mario Moreno, o "Cantinflas", ou com o seu próprio irmão, o lendário Germán Valdes, com quem compartilhou o palco muitas vezes. Apesar de ter sido um dos que deixou, em princípio, o elenco inicial, ele voltou em pouco tempo para terminar a série que o lançou definitivamente para o sucesso.

► FLORINDA MEZA ▬ DONA FLORINDA


Florinda foi um ícone para toda a série, ao fazer o papel da mãe do Quico e mais tarde continuou com seu papel após ter deixado o elenco. Na época houve rumores de que ela teve um romance com quem fez seu filho na ficção, porém ela ficou muito mais conhecida por seu relacionamento com o protagonista e roteirista da série. A verdade é que ela não começou a vida trabalhando como atriz, mas como secretária e modelo, para pagar sua carreira de atriz. Ela finalmente atingiu seu sonho dourado e até hoje continua a viver por meio dele.

► RUBÉN AGUIRRE ▬ PROFESSOR GIRAFALES


O ator Rubén Aguirre não pensava em uma carreira de atuação quando escolheu seus estudos em agronomia. Mas o fato é que, quando ele começou a trabalhar, foi executivo de uma rede de televisão. Graças à sua abordagem para interpretar papéis como "Os supergênios da Mesa Quadrada" ele conheceu aquele que que acabaria se tornando seu grande amigo, Roberto Bolaños, com quem participou em vários de seus projetos. A verdade é que com seus 1,96 metros de altura, ele não custou muito a chamar a atenção no mundo do entretenimento.

► ÉDGAR VIVAR ▬ SENHOR BARRIGA


Outro dos atores que surpreenderam foi o que interpretou o Sr. Barriga, Édgar Vivar. Embora ele tenha passado à história como ator, a verdade é que ele começou sua carreira estudando medicina. Mas, apesar de ter terminado os seus estudos e poder ter continuado seguido carreira como médico, ele decidiu se dedicar ao seu sonho de vida que sempre foi atuar. Todos agradecemos que ele tenha feito essa escolha, já que ele nos brindou com momentos sempre muito especiais com seus companheiros, apesar de que sempre o recebessem com duas pedras na mão.

► ANGELINES FERNÁNDEZ ▬ DONA CLOTILDE


O passado de Angelines é um dos mais transgressores da época. Nascida em Madrid, Espanha, quando ela ainda era jovem, teve que pegar em armas durante a guerra civil espanhola. Depois de término do conflito, devido ao seu envolvimento com o grupo republicano, ela temeu por sua própria vida. Devido a isso, ela foi para o México para tentar a sua sorte por lá. E lá, graças à sua amizade com Ramón Valdés, pode dividir o palco com todos os membros do elenco e nos brindar com os momentos divertidos em que aparecia.

▬ FOTO FINAL DO GRUPO

Não há melhor maneira de nos despedir de todo o elenco de nossa série favorita, do que com uma fotografia do grupo que nos leva de volta a momentos idílicos, quando todo o elenco ainda estava vivo. Certamente, as novas gerações continuarão a se divertir com as suas espetaculares aventuras e com a habilidade do grande Bolaños no leme desta obra de arte. Felizmente, seu legado permanecerá intacto por muitos anos, sem encontrar qualquer outro que lhes ofusque o brilho no mundo da comédia.



Para os Curiosos