O juiz federal Sérgio Moro condenou, na manhã desta quarta-feira, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu em outra ação no âmbito da Operação Lava-Jato. Dirceu foi condenado agora por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A pena é de onze anos e três meses de reclusão, mais multa de R$774 mil.

Segundo o despacho, Dirceu recebeu vantagens indevidas em um contrato da empresa Apolo Tubulars com a Petrobras e teria ocultado e dissimulado o recebimento do dinheiro de propina por meio de contratos fictícios de consultoria de sua empresa JD Assessoria e Consultoria.

Na mesma ação penal, Moro condenou o ex-diretor da Petrobras Renato Duque a pena em seis anos e oito meses de prisão por corrupção passiva, por ter intermediado o acerto que beneficiou Dirceu. Duque, no entanto, foi absolvido da acusação de lavagem de dinheiro por falta de provas. Duque também deverá pagar multa de R$435 mil.

Também foram condenados Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Eduardo Aparecido de Meira e Flávio Henrique de Oliveira Macedo, por corrupção passiva e associação criminosa.


Agência O Globo