Alguns são os motivos que fazem alguém começar a fumar – mas existem outros tantos (e muito mais importantes) para se largar o vício. Um dado alarmante divulgado no início de 2017 pelo Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é um deles. De acordo com o levantamento dos dois órgãos, oito milhões de pessoas morrerão até 2030 por doenças decorrentes do fumo.

O número impressionante torna o tabagismo a maior causa evitável de morte globalmente. Esses são só alguns dos inúmeros dados que o avanço das pesquisas nos permite ter conhecimento. Existem muitos outros que devem ser conhecidos, a fim de evitar que novas pessoas se viciem e estimular os fumantes a abandonar a dependência. Veja alguns deles abaixo:


1► O tabagismo custa mais de 1 trilhão de dólares à economia global por ano, em gastos com saúde e perda de produtividade, de acordo com um estudo da OMS e do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos. Esse custo supera amplamente as receitas globais com impostos sobre o fumo – cerca de 269 bilhões de dólares entre 2013 e 2014.

2► Fumar irá matar um terço a mais de pessoas até 2030. Das 6 milhões de mortes por ano hoje para 8 milhões anualmente até 2030.

3► Mais de 80% das mortes decorrentes do cigarro vão ocorrer em países de baixa e média renda, aponta a OMS. Cerca de 80% dos fumantes vivem nesses lugares, e embora a prevalência de tabagismo esteja caindo entre a população global, o número total de fumantes em todo o mundo está aumentando, junto com o crescimento natural da população.

4► O cigarro aumenta a propensão para contrair um tipo do HPV que provoca a maior parte dos cânceres de garganta associados ao vírus. Foi o que concluiu uma pesquisa feita pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, e divulgada no periódico Jama. A maioria das pessoas infectadas por HPV é capaz de combatê-lo sem maiores dificuldades. No entanto, em uma parcela dos casos, o vírus permanece no organismo e pode levar a doenças mais graves, como o câncer de colo do útero e tumores orais.

5► A Associação Médica Britânica constatou que a dependência em fumar pode causar disfunção erétil, além de prejudicar o desempenho sexual de homens e mulheres. Enquanto eles estão sujeitos a desenvolverem problemas de ereção, elas podem ter mais dificuldade em sentir prazer durante o ato sexual. Isso ocorre porque o cigarro tem componentes vasoconstritores que diminuem o fluxo sanguíneo do corpo, inclusive nos genitais, comprometendo a ereção e a lubrificação.

6► Um estudo divulgado pela Universidade Nacional da Austrália mostra que quem fuma vive dez anos a menos do que os não fumantes. Os que consomem dez ou mais cigarros por dia têm o risco de morte prematura dobrado em relação ao resto da população. E entre aqueles que acendem vinte ou mais cigarros diariamente, a chance de morte prematura aumenta em até cinco vezes.

7► O hábito de fumar reduz o paladar e o olfato. Além disso, enfraquece o cabelo e retira a hidratação natural da pele, o que contribui para o envelhecimento precoce. É comum se perceber em pessoas que fumam grandes rugas em volta dos lábios. Devido à falta de oxigenação, o tabaco também inibe a produção de colágeno e elastina, duas proteínas presentes na pele, responsáveis pela elasticidade e que ajudam a combater a flacidez.

8► As consequências ao se fumar durante a gestação podem ser gravíssimas. Há o dobro de chances de se ter um bebê de baixo peso, baixa estatura e com problemas respiratórios, se comparado ao filho de uma não fumante. Um único cigarro fumado por uma gestante é capaz de acelerar os batimentos do feto. Fumar durante o aleitamento também traz problemas de saúde para a criança, uma vez que substâncias químicas presentes no cigarro chegam ao leite. Ao digerir essas substâncias, o neném pode se intoxicar, apresentando vômitos, diarreia e taquicardia.


O Globo