Travamentos e lentidão nos celulares nem sempre significam o fim da vida útil dos aparelhos. Porém, existem mais processos que podem ser feitos para ajudar a aumentar a velocidade dos gadgets, e até sua vida útil. Confira abaixo mais cinco dicas para otimizar o desempenho do seu dispositivo.

▬ APLICATIVOS NO CARTÃO SD

Uma dica para o Android é mover apps para o cartão SD, para os celulares que permitem que isso seja feito. Embora não seja possível transferir completamente os aplicativos para o cartão, o processo ajuda e libera memória interna do aparelho.

▬ EVITAR FUNDOS DE TELAS ANIMADOS E WIDGETS

Fundos de telas animados, embora sejam interessantes, consumem mais desempenho dos celulares. Os widgets, muito úteis no Android, também podem prejudicar, por ficarem atualizando em segundo plano. Se seu smartphone não tiver muita potência, o ideal é evitar esses dois recursos. No caso do iPhone uma boa dica é tirar os movimentos de transição de tela que o iOS oferece. Basta ir nos ajustes, clicar em “geral”, depois em “acessibilidade” e selecionar “reduzir o movimento”.

▬ APLICATIVOS EM SEGUNDO PLANO

Deixar diversos aplicativos abertos em segundo plano, além de reduzir o desempenho, pode aumentar o consumo da bateria. O recomendado é sempre evitar que diversos apps fiquem abertos ao mesmo tempo no Android, já que o iOS sofre menos com isso. Para os programas que sempre ficam atualizando informações em segundo plano, como o Facebook, o ideal é fechá-los definitivamente nas configurações.

▬ USE UM ANTIVÍRUS 

Se o iOS é famoso por ser um sistema mais fechado e protegido aos ataques dos vírus, o Android pode ser infectado mais facilmente. Um usuário que só baixa e instala aplicativos da Play Store, tem chances menores de ter algum vírus no celular, mas instalar um antivírus sempre é bom para prevenir qualquer problema.

▬ MANTENHA O CELULAR ATUALIZADO

Quando a Apple anunciou o iOS 9, ela prometeu que seu novo sistema operacional seria mais leve que o antecessor, justamente para que dispositivos mais antigos mantivessem um bom funcionamento. O Google também vem tentando, nas novas atualizações, manter o Android mais fluido para aparelhos antigos ou não tão potentes. Atualizar também é mais seguro para seu smartphone, garantindo maior proteção contra qualquer ataque hacker ou de vírus.


33 Giga