Um policial, lotado na 74°CIPM e estudante do Curso de Engenharia da Computação na UNIVASF e outro lotado na 75°CIPM, ex-estudante de Licenciatura em computação, IF Sertão PE desenvolveram um sistema WEB para cadastro e consulta de celulares roubados ou furtados na região. Com o aumento desse tipo de delito, o sistema tem o objetivo de facilitar a comunicação do fato pela vítima e do recebimento das informações pelas autoridades policiais.

O sistema de consulta de celulares é independente e conta exclusivamente com a boa vontade dos seus usuários. Por isso, é necessária a adesão e divulgação do site, para que seja possível recuperar o máximo de celulares roubados/furtados.

A PM faz várias abordagens todos os dias, são encontrados celulares com procedência duvidosa, porém por falta de provas e/ou sistema para facilitar essa consulta, os aparelhos não podem ser apreendidos. Em alguns casos, mesmo celulares apreendidos, não são devolvidos aos donos por falta de informação de quem sejam os proprietários.

O site pode ser acessado pelo o link: http://imei.siapol.com.br

No site existe uma aba que direciona para DELEGACIA DIGITAL (Site Oficial da SSP-BA), onde pode ser feito o registro de furtos de veículos e objetos em geral, informar o desaparecimento de pessoas e comunicar o furto/extravio/perda de documentos pessoais. A Delegacia Virtual facilita a vida do cidadão, evitando o deslocamento até uma delegacia para registrar boletins de ocorrências de menor potencial ofensivo.


Ascom