Um tema, várias suposições. Quando o assunto é exposição solar, todo mundo tem um conselho sobre como aliviar a ardência ou o que fazer para fugir das consequências de um dia de praia sem proteção, não é? De todo jeito, não importa o quanto pareça verídico, é melhor tirar as dúvidas com quem entende assunto. Com a ajuda da dermatologista Natália Nery, desvendamos o que é mito e o que é verdade sobre a queimadura de sol.


MITO! A especialista garante que todos os tipos de pele estão sujeitos aos efeitos prejudiciais da exposição ao sol e, por isso, a proteção é indispensável. “Mesmo aqueles que bronzeiam facilmente e raramente queimam devem usar protetor solar. Os raios UV penetram profundamente na pele e danificam o DNA, podendo causar câncer de pele, incluindo o melanoma”, afirma Natália.


VERDADE! Quem diria, não é? Segundo Natália, essa é uma boa alternativa para aliviar o incômodo depois de um dia de sol. “A temperatura fria vai reduzir a ardência e o inchaço da pele, enquanto o leite cria uma camada de proteína que hidrata e protege a pele, auxiliando no processo de recuperação”, explica.


VERDADE! Por mais irresistível que seja, é melhor nem começar a coçar. A dermatologista conta que essas bolhas servem para proteger a pele enquanto ela se restabelece da exposição solar, sendo assim, estourá-las pode deixar a pele ainda mais sensível e exposta a possíveis infecções.


MITO! Em nome da saúde da sua pele, não caia nessa armadilha. A dermatologista alerta que, na verdade, o ideal é intensificar a proteção. “Embora possa parecer uma condição temporária, a queimadura solar pode causar danos futuros a pele, como câncer, envelhecimento precoce, manchas escuras e cicatrizes. O ideal é sair do sol e passar o protetor solar até a queimadura se curar”.


MITO! O sol mais ameno da manhã parece não oferecer riscos, mas não se engane. Ainda que os raios UVB sejam menos intensos antes do meio-dia, os raios UVA estão em plena atividade. Natália explica que esses, em especial, são os que penetram mais profundamente na pele e provocam as rugas e a fragilidade cutânea. “Não é porque você não está sentindo a pele queimar ou arder, que significa que você pode afrouxar na proteção solar”, reforça.


VERDADE! Sabe aquela sensação de ressecamento na pele? Seu corpo, internamente, também sente o mesmo. A médica explica que o sol não tira apenas a umidade da derme, como também desidrata o resto do seu corpo. “É por isso que algumas pessoas sentem cansaço depois de um longo dia ao sol. Para combater esse efeito, beba muita água e coma frutas cheias de água, como melancia, melão e uvas”, aconselha a médica.


MSN