O açúcar, um caso de amor e ódio. Comer alimentos com açúcar é sempre uma delícia e a sensação de prazer que ele proporciona nos faz sentir no céu. Mas o açúcar, principalmente se consumido em excesso, é a causa direta de muitas doenças atuais. Obesidade, diabetes e pressão alta são apenas alguns dos problemas causados pela ingestão de açúcar, que está escondido em diversos alimentos industrializados. O açúcar é tão vilão que seu consumo deve ser completamente evitado para crianças de até dois anos de idade.

Mas, como saber se a quantidade que você anda consumindo é demais? Listamos oito indicativos de que talvez seja melhor você diminuir no açúcar:

1► Você constantemente precisa comer coisas doces
Quando mais açúcar você come, mais você precisa dele.

2► Você se sente lento ao longo do dia
Tudo o que sobe, desce. A ingestão de açúcar causa um aumento da insulina e a diminuição também causa uma espécie de quebra de energia no corpo.

3► Sua pele não para de rachar
O pico de insulina no sangue pode causar uma cascata hormonal que pode se manifestar em acne ou rosácea, afirma a médica do Instituto de Cirurgia a Laser Dermatologica, Rebecca Kazin.

4► Você sente mais alterações de humor do que o normal
A quebra de energia que você sente por causa da falta de açúcar pode causar oscilações de humor.

5► Você está engordando
Excesso de açúcar implica em exceso de calorias.

6► Você está tendo mais cáries
Todo mundo sabe que açúcar pode aumentar a proliferação de bactérias e, com isso, ter mais cáries.

7► Sua mente tende a ficar confuso, especialmente após as refeições
Este sintoma é bem comum nas pessoas que sentem queda de açúcar no sangue.

8► Nada tem mais gosto doce como antes
Comer muito açúcar bombardeia suas papilas gustativas, o que causa tolerância, então você precisa de mais açúcar para satisfazer sua vontade.


Lifestyle ao Minuto