Donald Trump, disse nesta quinta-feira (22) que os Estados Unidos devem "expandir" sua capacidade nuclear. O anĂșncio, como Ă© comum para o presidente eleito, veio pelo Twitter:


Traduzindo: "Os Estados Unidos devem reforçar e expandir muito sua capacidade nuclear atĂ© que o mundo tome consciĂȘncia das armas nucleares"

Coincidentemente ou nĂŁo, o anĂșncio de Trump, lembra a AgĂȘncia Ansa, ocorre no dia em que o presidente russo, Vladimir Putinpediu "reforço" no mesmo setor do paĂ­s.

De acordo com a Reuters, a manutenção e a modernização do arsenal deve custar cerca de US$ 1 trilhĂŁo durante 30 anos. 

Trump, que venceu a eleição de 8 de novembro e toma posse em 20 de janeiro, apelou para o desenvolvimento da força militar dos EUA durante sua campanha.

Representantes da sua equipe de transição do megaempresårio não comentaram. Trump, que estå no seu resort na Flórida para o feriado de Natal, não deu detalhes sobre seus planos.

Atualmente, os americanos possuem 7,1 mil armas nucleares, enquanto os russos somam 7,3 mil, de acordo com informaçÔes da ONG Arms Control Association.

RELAÇÕES CONGELADAS COM A RÚSSIA

O porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov disse a jornalistas nesta quinta-feira que o diĂĄlogo com os Estados Unidos estĂŁo congeladas na maioria dos nĂ­veis, mas que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, pode ter uma atitude mais construtiva em relação Ă  RĂșssia.

"Não estamos pintando a situação de rosa, não temos ilusÔes sobre quaisquer avanços, mas esperamos uma abordagem mais construtiva", disse Peskov.


HuffPost Brasil