▬ Gastos 
Por mais que pareça correto querer quitar as dívidas com o dinheiro do fundo de garantia, isso pode ser um erro. Se você usar muito deste dinheiro estará sob o risco de ficar sem receitas para cobrir gastos à frente. 

▬ Emergências  
O desempregado deve ter dinheiro guardado para as despesas, mas, eventualmente, também para investir em cursos e retomar a carreira. O primeiro passo é reter os valores ganhos do fundo de garantia, seguro desemprego e férias vencidas.

▬ Realidade 
Saiba o valor que possui guardado e some com o que será ganho. Faça também um levantamento de todos os gastos mensais, nada deve passar despercebido. Tendo dívidas e parcelamentos, os some também.

▬ Crédito 
Cartões de crédito, cheque especial, cartão de lojas e outras ferramentas de crédito fácil devem ser momentaneamente esquecidas. Evite usá-los pois, caso não consiga pagar esses valores, os juros serão mais altos.

▬ Reorganização 
Reflita sobre suas prioridades e repense itens como TV a cabo, celulares e smartphones, balada e ida a restaurantes e outros pequenos gastos que podem ser reduzidos. Priorize o que é realmente fundamental neste período.

▬ Padrão 
Reestruture seu padrão de vida. A primeira medida para mudar a sua realidade é aceitar que a situação mudou e não tentar viver de aparências.

▬ Dívidas 
Busque diminuir os juros e esticar os débitos. Lembre-se sempre de priorizar dívidas com juros mais altos e com bens de valor como garantia.

▬ Planos 
Busque o mais rápido possível se recolocar profissionalmente. Use sua rede de contatos e se posicione como alguém que está à espera de oportunidades no mercado.


Correio