Quem era criança na época em que passou a primeira versão de Chiquititas no SBT provavelmente sente aquela nostalgia sempre que escuta algo sobre a novelinha teen. Recentemente, no entanto, Fernanda Souza, Aretha Oliveira e Francis Helena se reuniram no programa "Vai, Fernandinha" e revelaram uma porção de fatos que ninguém sabia sobre os bastidores da produção. Confira:

1 ▬ CRIS


Começando pelo fato de que todos sempre sentavam no colo de Francis Helena, a Cris, já que ela sempre foi a mais alta de todo o elenco (e até hoje é assim, sabia?).

2 ▬ CANTORIA 


Está preparado para uma revelação e tanto? Nenhuma das crianças que atuavam eram cantoras. Por isso, todas as músicas eram dubladas, como contou Fernanda Souza, que vivia a Mili: "A gente não cantava, a gente dublava. Pega o CD e coloca na parte de trás, onde aparece o vocal. Lá tem os nomes de todas as pessoas que cantavam, e esses nomes não são os nossos".

3 ▬ BAILARINA


Cris podia não cantar, mas ela dançava muito bem por ser bailarina. Quer mais? Por entender bem os passos, ela ajudava, também, a montar as coreografias que foram repetidas por milhares de pessoas.

4 ▬ ESCOLA


Para gravar a novela, todos moraram na Argentina, onde era rodada a produção. Mas a rotina das crianças era igual a qualquer outra: "Entrávamos no colégio às sete horas da manhã e todo mundo estudava junto. Então íamos de van para lá. O colégio ficava ao lado do estúdio. Por isso, a gente ia andando em fila até lá depois da aula", contou Fernanda.

5 ▬ FAMA


Por morarem na Argentina, também, eles não entendiam muito bem o fenômeno que foi Chiquititas no Brasil. "A gente não vivia o sucesso de Chiquititas. Isso não deixou a gente pirar, porque andávamos nas ruas como pessoas normais, íamos para o colégio normalmente. Ninguém tratava a gente de forma diferente. Chegávamos nos lugares comuns no nosso dia a dia e as pessoas não nos reconheciam, era normal. Mas quando a gente chegava no Brasil, aí o bicho pegava", lembrou ainda a atriz.

6 ▬ UNIFORME


Sabe qual era o apelido dado ao primeiro uniforme usados pelas atrizes na novelinha? "A gente chamava de azeitonas verdes ambulantes, porque a gente ficava correndo pela Paulista com essas azeitonas", explicou Fernanda. Tudo porque a abertura da novela acontecia neste local.

7 ▬ PRIMEIRO BEIJO


Os atores eram tão pequenos naquela época que muitos deles acabaram dando o primeiro beijo da vida na ficção. "Eu não tive capacidade nem de dar o meu primeiro beijo na vida real, ele foi trabalhando mesmo", relembrou Fernandinha, ao que foi complementada por Aretha: "Ela estava num desespero. Sabe aquela coisa do primeiro beijo? Só que num estúdio, para o Brasil inteiro ver! Sabe o que eu fiz? Tirei um monte de gente do estúdio para ela se sentir mais preservada. E o beijo era um estalinho", disse aos risos. Aliás, Aretha também deu seu primeiro beijo em cena. E sabe quem beijou as duas? Paulo Nigros, que interpretava o Júlio.

8 ▬ SINDICATO


No começo, os atores trabalhavam muitas horas seguidas. Por isso, depois de um tempo, o sindicato trabalhista proibiu que eles gravassem mais de seis horas por dia. "No meio da cena aparecia uma mulher do sindicato, parava tudo e começava a falar o nome das pessoas que já tinham que ir embora. E não tinha o que fazer", lembrou Francis.

9 ▬ BREAK


E como tinha muita criança por ali, é claro que tudo virava brincadeira. Quando o diretor gritava que era hora de parar, elas já cantavam Ah, ah, ah, ah, break no bar, break no bar. Tudo porque bar, em espanhol, significa lanchonete.

10 ▬ SAÍDA DA MILI


Mas nem tudo era festa. Quando Fernanda Souza soube que não continuaria na novela, ela contou a notícia primeiro para Aretha. "A gente estava em uma escada dos bastidores e começamos a chorar pra caramba", lembrou a intérprete de Mili. 


Estrelando