Caverna do Dragão, sobre seis jovens presos em um mundo imaginário de aventura medieval, foi um dos desenhos mais populares no Brasil nos anos 80 e 90. O que pouca gente sabe é que ele foi inspirado no clássico RPG (role playing game, ou jogo de interpretação de papeis) Dungeons & Dragons. Nos EUA, a animação foi exibida entre 1983 e 1985. Mas, após 27 episódios, no finalzinho de sua terceira temporada, começou a dar sinais de cansaço. O produtor Karl Geurs pediu ao roteirista Michael Reaves um episódio que servisse tanto como desfecho quanto como ponto de partida para uma reformulação. Mas a animação foi cancelada antes do episódio sair do papel. Veja abaixo o que acontece no que seria o derradeiro capítulo do desenho.

1▬ O episódio abre com um encontro entre Mestre dos Magos e Vingador. O vilão propõe um teste: se as crianças conseguirem vencer um desafio sem qualquer ajuda do Mestre, terão acesso à “Chave”. Se falharem, perdem as armas e as vidas. O Mestre concorda.

2▬ Durante uma sofrida luta com uma hidra, as crianças pedem ajuda ao Mestre dos Magos, que aparece, mas dá de costas. O Vingador então surge e lhes propõe o desafio: encontrar uma chave e lançá-la num abismo – se conseguirem, voltarão para casa. O grupo se divide entre os que acreditam no Vingador e os que não, mas ambas as facções saem em busca da chave.

3▬ Ao chegar ao local, as crianças encontram uma espécie de sarcófago com a chave dentro. Eric tenta jogá-la no abismo, mas é impedido por Hank. No final, todos consentem em usar a chave para abrir uma enorme câmara em uma das paredes. Dela saem diversos raios de luz que se espalham pelo Reino.

4▬ Os raios abrem portais que servirão para mandar as criaturas aprisionadas no Reino de volta para suas casas. Um dos raios atinge o Vingador e o converte para o que ele era antes de se tornar malvado: filho do Mestre dos Magos. Com um portal aberto à sua frente, as crianças recebem do Mestre dos Magos a escolha de voltar para casa ou de ficar e continuar suas aventuras.

TEORIAS BIZARRAS DA INTERNET

► Mestre dos Magos e Vingador eram a mesma pessoa
Falso! Essa teoria vem da origem do desenho. Nas partidas do RPG Dungeons & Dragons, um mesmo jogador serve tanto como orientador quanto rival dos outros participantes. Ele também é chamado de “mestre”.

► Os garotos estavam mortos
Falso também! Só porque a série nunca chegava ao fim, houve quem dissesse que os garotos, na verdade, tinham morrido e estavam no inferno (ou purgatório). As provações e a expectativa de voltar para casa seriam uma forma de tortura. Mas um dos roteiristas desmentiu tudo.


Mundo Estranho