O Palmeiras dominou o tradicional prêmio Bola de Prata, com seis atletas na seleção do Campeonato Brasileiro. De quebra, Gabriel Jesus foi o melhor atleta da competição e levou a Bola de Ouro. Cuca acabou como o melhor treinador e levou a Prancheta de Prata. A premiação aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (12) em um teatro de São Paulo.

Os vencedores foram conhecidos após se ter a média de avaliações feitas por repórteres e comentaristas da ESPN Brasil a cada rodada, variando de 0 a 10. Atletas que saíram durante o campeonato foram eliminados da disputa, assim como aqueles que não participaram de ao menos 19 partidas.




▬ PELÉ GANHA BOLA DE OURO

Durante a cerimônia, um vídeo mostrou Pelé recebendo uma Bola de Ouro, uma premiação que ele não estava apto a receber em sua época de jogador por ser considerado hors concours. "É um momento importante da minha vida. Eu só tenho que agradecer a Deus e a todos que me ajudaram a ganhar este prêmio", disse.

▬ CERIMÔNIA MARCADA POR HOMENAGENS

A entrega da Bola de prata teve um tributo à Chapecoense e aos atletas mortos no acidente aéreo na Colômbia. A mãe do goleiro Danilo, Ilaídes, esteve no palco para receber um troféu especial. 

"É uma homenagem queria que ele recebesse em vida. Estamos fazendo de tudo para não deixar que a memória dele se acabe e que este momento seja eternizado. Todos querem prestar uma homenagem. Agradeço de coração o carinho com as pessoas de Chapecó", afirmou.

Carlos Alberto Torres, morto em 25 de outubro após um infarto fulminante, também foi homenageado na cerimônia. O seu gol na final da Copa de 1970 contra a Itália foi exibido no telão, com direito a análise tática.

Os campeões de 70, foram os responsáveis por entregar os troféus.


ESPN e Uol