Se você pensa que apenas os seres humanos podem ser ciumentos, saiba que está enganado. Um estudo realizado na Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, revelou que o ciúme é um sentimento que ultrapassa a barreira entre espécies. Cientistas descobriram que os cães também ficam com ciúmes quando o dono faz carinho ou interage com outro pet.

CÃEZINHOS CIUMENTOS

A pesquisa se baseou em um teste realizado com 36 cães e seus donos. Os humanos deveriam brincar com três objetos diferentes durante um minuto. Um deles era um cachorro de brinquedo que latia e balançava o rabo, com o qual os donos deveriam interagir, como se fosse um cão de verdade.

Os outros objetos eram um livro de histórias infantis e uma abóbora de brinquedo, parecida com as utilizadas no Halloween. No primeiro caso, o dono deveria simular a leitura das histórias para uma criança. Já no segundo,  ele precisava fingir que a abóbora era um cachorro.

COMPORTAMENTO HOSTIL

A reação dos pets foi bem ciumenta hostil durante os testes com o cachorro de brinquedo. 78% deles empurraram os donos para longe do brinquedo, enquanto a abóbora registrou 42% e o livro, apenas 22%. 30% deles tentaram se intrometer na brincadeira e 25% morderam o o objeto.

Os cientistas acreditam que o comportamento dos cães não foi apenas uma demonstração de ciúmes ao ver o dono se divertir com outro cachorro, mas também uma tentativa de romper a conexão entre o humano e o rival. O objetivo, segundo os pesquisadores, foi proteger a relação com o dono, algo muito precioso para os cães.


Pedigree