Sem grandes mudanças na lista atualizada nesta quinta-feira, o ranking da Fifa terá a Argentina como líder fechando o ano de 2016. Apesar de viver situação complicada nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, o time argentino manteve a ponta, com 90 pontos de vantagem sobre a vice-líder seleção brasileira.

Os argentinos somam 1.634 pontos, conta 1.544 dos brasileiros, que estão praticamente classificados para o Mundial da Rússia, após emplacar uma sequência de seis vitórias consecutivas - uma delas justamente sobre a Argentina. O líder do ranking ocupa apenas a quinta posição das Eliminatórias. Se terminar assim, terá que disputar repescagem para entrar na Copa de 2018.

A Argentina chegou ao topo e lá se manteve em razão do bom retrospecto no ano. Em 15 jogos disputados, faturou 10 vitórias, empatou duas vezes e sofreu três derrotas. O principal resultado da equipe no ano foi o vice-campeonato da Copa América Centenário, nos Estados Unidos.


Em segundo lugar no ranking, a seleção comandada pelo técnico Tite sustenta a posição conquistada na atualização anterior, quando deixou a Alemanha para trás. Os alemães somam 1.433 pontos e estão logo à frente do Chile (1.404), campeão da Copa América Centenário disputada nos Estados Unidos. Bélgica, Colômbia, França, Portugal, Uruguai e Espanha completam o Top 10, que não sofreu alterações nesta atualização.

O mesmo aconteceu com o Top 20. A primeira mudança na lista só aconteceu na 29.ª posição, com o Irã desbancando a Ucrânia para o 30.º posto. As poucas alterações se devem ao número de apenas 15 jogos disputados desde a divulgação do último ranking, em novembro.

Ao anunciar sua última lista do ano, a Fifa destacou a seleção da França, considerada a equipe que mais somou pontos no ranking desde o início do ano. Foram 437, em uma série de 13 vitórias em 17 jogos - houve ainda três empates e apenas uma derrota, justamente na final da Eurocopa, disputada em casa, para Portugal.

▬ CONFIRA OS 8 PRIMEIROS COLOCADOS DO RANKING DA FIFA:



Correio