Em outubro de 2015, ao desmentir um boato de que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) daquele ano teria vazado, o Ministério da Educação publicou no Facebook uma foto da página falsa que estava circulando nas redes sociais. A proposta de redação que aparecia naquela folha tinha o mesmo assunto que o abordado no exame deste domingo (6) no Enem 2016: "intolerância religiosa".


No post, é possível, inclusive, perceber que o gráfico sobre intolerância religiosa no Brasil, retirado do jornal Folha de S.Paulo, é o mesmo que foi usado como texto motivador na prova de 2016. Usuários das redes sociais perceberam a coincidência e comentaram nesta segunda (7): "Gente, o próprio MEC vazando o tema da redação". Outros reclamaram: "Vazou o tema da redação".


FRAUDES

Onze pessoas foram presas neste domingo (6) em duas operações realizadas em 8 estados para combater fraudes contra o Enem. Uma delas foi em Montes Claros (MG) e teve como alvo uma organização criminosa suspeita de utilizar uma central de telefonia celular e pontos eletrônicos para repassar informações aos candidatos, que cobrava até R$ 180 mil por gabarito. A outra operação aconteceu em estados do Norte e Nordeste e investiga 22 pessoas também suspeitas de fraudar o exame.


G1