A Direção do Sindicato dos Bancários de Juazeiro realizou na manhã desta terça-feira (29), um protesto contra a reestruturação do Banco do Brasil em defesa dos funcionários que serão atingidos pelo pacote de medidas apresentadas pelo Banco. A ação ocorreu em frente à agência do Centro de Juazeiro.

O Banco do Brasil anunciou no último dia 21 de novembro em coletiva a imprensa, um plano de reestruturação da instituição que reduzirá o número de agências e oferecerá um plano de aposentadoria incentivada para até 18 mil funcionários. O conselho de Administração do Banco do Brasil informou que 379 agências serão transformadas em postos de atendimento e 402 serão desativadas.

Em Juazeiro, será fechada a Agência do Banco do Brasil no Shopping Água Center que passa a se transformar em posto de atendimento.  Nesse sentido, o Sindicato dos Bancários de Juazeiro é contra a reestruturação do Banco do Brasil. "Somos contra toda e qualquer medida que atinja o trabalhador bancário. A direção do BB precisa debater essa reestruturação o movimento sindical. Não podemos aceitar o desmonte do Banco e os diversos prejuízos que o trabalhador vai sofrer com essa mudança. É um absurdo, milhares de bancários estão preocupados para onde irão", disse o presidente do sindicato, Maribaldes da Silva. 

O governo Michel Temer (PMDB) ainda pretende promover alterações na Caixa Econômica Federal. De acordo com a assessoria do banco público, existe um estudo sobre como começar um plano de demissão voluntária (PDV), que pode levar ao corte de cerca de 10 mil empregados, resultando também em fechamento de agências.


Ascom/SEEB-Juazeiro