Saiu ontem, quarta-feira (23), o resultado dos exames do estudante Lucas de Souza Santos, que faleceu na semana passada em Petrolina com suspeita de H1N1. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse que "após análise, foi detectada a presença da bactéria Neisseria Meningitidis", ou meningite meningocócica.

A nota também diz que as análises feitas a partir de coletas das pessoas que tiveram contato com o jovem obtiveram resultado negativo para vírus respiratórios, entre eles, o H1N1. "Todas as medidas de prevenção e controle foram realizados pela Secretaria de Saúde, que permanece vigilante para o desenvolvimento de ações preventivas em agravo de importância pública", diz a nota.

▬ O caso

Lucas de Souza Santos, de 26 anos, era estudante do curso de Gestão de Tecnologia da Informação da Facape e apresentou os sintomas após participar de uma feira de tecnologia, em Belo Horizonte (MG). Ele, juntamente com um grupo de 40 estudantes, chegou a Petrolina na último dia 14.

O rapaz deu entrada no Hospital Neurocárdio na manhã do dia 16, sentindo apenas febre e dores em algumas partes do corpo. No decorrer do dia, conforme o hospital, o quadro de saúde de Lucas piorou e ele foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No final da tarde, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória, momento em que os médicos tentaram e não conseguiram reanimá-lo. Lucas foi sepultado em Sobradinho-BA. Em memória do jovem, a Facape realizou, na última terça-feira (22), uma Missa de sétimo dia.