Em desempenho surpreendente, o bilionário Donald Trump venceu a candidata democrata Hillary Clinton a disputa pela presidência dos Estados Unidos. Os votos foram apurados ao longo da noite de terça-feira (8) e madrugada de quarta (9).
O republicano venceu em estados decisivos, como Michigan, Carolina do Norte e Flórida, onde o CORREIO acompanhou a apuração. Em 22 estados, os eleitores puderam votar antecipadamente. Em Miami, houve recorde de votação no estado em relação à eleição em 2012. Votaram cerca de 6,6 milhões de eleitores.


O vereador da Filadélfia Al Taubenberger afirma que a vitória de Trump nas eleições e a acirrada disputa com a candidata democrata mostram que o bilionário diz aquilo que boa parte dos americanos querem ouvir. 

"Impossível negar que ele é muito popular. Ele fala com muita eloquência pra aqueles que perderam os empregos. As pessoas estão muito preocupadas com o desemprego, sobretudo aquelas que trabalham com manufatura. Eles viram milhares de postos de trabalho serem desfeitos", diz o republicano.
Durante o início da apuração, Hillary postou em sua conta no Twitter uma foto agradecendo o apoio durante o apoio. Ela aparece abraçando uma garota. "A equipe tem muito do que se orgulhar. Seja o que for que aconteça hoje à noite, obrigada por tudo", escreveu a candidata. Por volta de 5h (horário de Brasília), John Podesta, coordenador da campanha democrata, fez um breve pronunciamento informando que Clinton não iria se pronunciar por enquanto. Ele recomendou que todos fossem para casa. "Os votos ainda estão sendo contados. Todos votos contam!", disse, sem admitir a derrota.  


Correio