O empresário Lucas Porto, de 37 anos, confessou que matou a sobrinha-neta de José Sarney, Mariana Costa, de 33 anos, na noite do último domingo (13), no apartamento da publicitária, em São Luís do Maranhão. Lucas era cunhado de Mariana e revelou que cometeu o crime por uma atração que sentia por ela. A informação foi divulgada pelo secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (16). 
Ele disse que tinha uma atração muito forte pela Mariana. Disse que foi ao quarto e a encontrou sem roupa. Lá, resolveu consumar seu desejo sexual. Daí se chegou a um resultado de morte”, disse o secretário.
Houve violência de natureza sexual. Esta foi à manifestação dele. Negou no primeiro momento a autoria do crime, mas declinou agora. Contudo não muda nada na ação da polícia. Tudo que estava previsto para ser feito vai ser feito. Ele disse que tinha paixão incontida pela cunhada. Mas seguimos com as investigações”, continuou o secretário. Vizinhos e parentes de Mariana também estão sendo ouvidos.
O cunhado teve a prisão preventiva decretada na última segunda-feira (14) e está preso em uma cela no Centro de Triagem, em Pedrinhas. Câmeras do condomínio em que Mariana morava flagraram o momento em que ele deixa o apartamento dela. No primeiro momento, ele negou ter cometido o crime.
Câmeras que são localizadas na residência da vítima, no condomínio onde ela morava, apontam isso, mostram o seu Lucas chegando e posteriormente descendo do nono andar pelas as escadas. Ele não utiliza o elevador. Ele desce correndo e está com uma aparência de estar transtornado com algum evento grave que teria acontecido. Ao chegar no térreo ele passa a mão no rosto, faz uma ligação. Essa ligação posteriormente ele nega", disse o delegado que estava cuidando das investigações. 
Outro ponto apontado como suspeito pelo delegado é que Lucas teria tentado apagar evidências. "Ficou demonstrada é que o senhor Lucas tenta apagar diversas evidências que tanto colocam ele no local do crime como, por exemplo, ele apagou registros do celular, ele se desfez das roupas que ele utilizava no momento em que ele visita o apartamento da vítima e se negou a entregar as imagens do condomínio no qual ele é sindico, no qual ele reside para que se fique demonstrado o horário em que ele chega nesse condomínio. O fato é que a investigação aponta que ele não foi diretamente para o seu apartamento. Ele foi para a sauna do condomínio onde ele reside como se tentasse limpar e apagar, mais uma vez, evidências aí que ligam ele a esse evento trágico”, afirma.


Lucas também tinha lesões no corpo como se tivesse se envolvido em uma briga. “Além disso, ele tinha lesões no pulso, tórax e no rosto. Lesões essas que demonstram que ele esteve envolvido em uma luta corporal. Lesões que são apontadas pela a perícia como lesões de defesa. Então, há uma possibilidade maior é que no evento no qual ele pé apontado como o principal suspeito. A vítima ao tentar se defender tenha lesionado o senhor Lucas e ele não dá nenhum esclarecimento, não dá nenhuma outra possibilidade explicando o motivo dessas lesões”.

▬ Crime

Mariana foi achada na noite de domingo (13) em seu apartamento, no nono andar de um condomínio no bairro Turu. Ela era filha do ex-deputado estadual Sarney Neto e sobrinha-neta de José Sarney. Ela voltou para casa no domingo com as duas filhas, de 9 e 11 anos, e o cunhado. Depois, as duas meninas desceram para a piscina e o cunhado, que tinha saído do apartamento, é visto chegando novamente. Cerca de meia hora depois, imagens de segurança flagraram quando ele deixa o local descendo correndo pelas escadas.  

O corpo da vítima foi velado na Igreja Batista do Olho d'Água. O sepultamento aconteceu durante a tarde do domingo (14) no cemitério Parque da Saudade.

Correio