Nesta sexta-feira (25) acontece a Black Friday, data que promete descontos altos nas mais diversas lojas brasileiras. Para os consumidores que pretendem aproveitar a data, entretanto, é preciso levar em conta que nem todos os descontos são verdadeiros e que, para aproveitar as promoções da melhor forma possível, existem algumas táticas.
Segundo o aplicativo de finanças GuiaBolso, uma das maiores fintechs do Brasil - e do mundo-, de fato é preciso estar atento para não cair em “furadas” oferecidas no dia.
Depois de saber quais são as empresas com maior número de críticas durante a Black Friday no ReclameAqui, confira as dicas do GuiaBolso para aproveitar a data sem preocupações e pagando muito menos:
1. Verifique seu orçamento
Para não prejudicar suas contas e finanças, procure fazer uma lista do que você pretenda ou deseja comprar, incluindo os presentes de Natal. Além disso, faça as contas do quanto pode gastar na Black Friday para saber quais itens você deverá cortar se estiver próximo do limite de seu orçamento.
2. Tenha foco
Mesmo se encontrar ofertas com grandes descontos, procure não comprar itens que fujam da sua lista original.
3. Pesquise preços antes
Sabendo que algumas lojas aumentam os preços dos produtos antes da Black Friday para passar a ideia de que os descontos são mais altos, faça a pesquisa dos preços “originais” antes de comprar com descontos.
4. Compare preços
Além de verificar que os descontos não são falsos, compare o preço de um mesmo produto em lojas diferentes para garantir que você pagará o menor valor possível. Levando em conta que algumas lojas cobrem o preço da concorrente, não deixe de analisar um mesmo produto nas principais varejistas.
5. Lembre-se do frete
Se o frete for muito alo, a promoção passa a não valer tanto a pena. Por isso, sempre verifique o valor do frete antes de confirmar a compra – e, mesmo se a loja informar que o frete é grátis, confirme se isso é válido para sua localidade.
6. Cadastre-se nas lojas antecipadamente
Já ter um cadastro na loja em que vai fazer a compra pode fazer a diferença no preço, mesmo que seja em questão de minutos. Além disso, leve em conta que alguns sites costumam travar na Black Friday por conta do grande número de pessoas tentando acessa-lo.
7. Prepare o computador
Programe-se para ter acesso a um bom computador e a conexão à internet na sexta-feira. Procure também atualizar o antivírus antes de acessar o site da loja, tal como ter mais de um navegador disponível.
8. Programe-se para os horários das promoções
Passagens aéreas são alguns dos itens cujas promoções esgotam rapidamente. Se você pretende comprar produtos desse tipo, pesquise quando a promoção vai começar e já se prepare para comprar logo no início.

Info Money