Uma tragédia no futebol mundial e especialmente brasileiro. O avião que transportava a delegação da Chapecoense para a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional fez um pouso forçado na madrugada desta terça-feira na região de Antióquia, em gravíssimo acidente na Colômbia. Segundo informações do chefe da Polícia de Antioquia, José Acevedo, 71 pessoas morreram. O goleiro Follmann, o lateral Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel Valmorbida estão entre os sobreviventes confirmados, assim como a aeromoça Ximena Suárez e Erwin Tumiri, membro da tripulação. Horas depois surgiu a informação - confirmada - de que o zagueiro Neto foi resgatado com vida. O goleiro Danilo, resgatado com vida, foi a óbito pouco depois. Inicialmente, as autoridades informaram que eram 75 mortos, mas 4 pessoas não chegaram a embarcar.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ INFORMAÇÕES ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬


► Avião da Chapecoense tem 60 corpos resgatados.

► Goleiro Jackson Follmann tem a perna amputada.

► Lateral Alan tem lesão na coluna e sofre cirurgia.

► Clubes se propõem a emprestar jogadores e sugerem imunidade.

► Atlético Nacional, adversário da final, pede que título seja dado à Chapecoense.

► CBF adia a última rodada do Brasileiro e final da Copa do Brasil.

► Novas imagens divulgadas pela Polícia da Colômbia mostram a dificuldade no resgate dos corpos na área do acidente.


► Lista oficial com 81 a bordo inclui 4 que não embarcaram.

► A Anac soltou um comunicado informando o motivo de ter negado o voo fretado. "O pedido foi negado com base no Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer) e na Convenção de Chicago, que trata dos acordos de serviços aéreos entre os países. O acordo com a Bolívia, país originário da companhia aérea Lamia, não prevê operações como a solicitada", diz o comunicado.



► Alguns atletas da Chapecoense não viajaram com a equipe. A lista inclui os seguintes jogadores: Neném, Demerson, Marcelo Boeck, Andrei, Hyoran, Martinuccio, Nivaldo e Rafael Lima. Eles não vinham sendo utilizados pelo treinador Caio Júnior. Entre todo o time, o goleiro Nivaldo é o mais antigo  do elenco e está no grupo desde que a equipe estava na Série D.

► Carlos Eduardo Valdes, diretor do IML da Colômbia, informou que, após a chegada dos familiares será tomada a decisão sobre o transporte do corpo das vítimas. Informou ainda que o reconhecimento pode levar de dois a três dias.

► A Polícia de Antioquia afirma que 65 corpos já foram encontrados, e 63 deles já foram levados até Medellín.

► "Nossa ideia é fazer um velório nesse estádio, coletivo. Todos querem dar apoio, abraço" , diz o vice Da Chape.


► De acordo com informações da Rádio Caracol, da Colômbia, os médicos informaram que os dois tripulantes resgatados com vida - a comissária Ximena Suarez e o técnico da aeronave Erwin Tumiri - estão fora de perigo.

► Dirigente da Chape, Dalla Costa diz que diversos clubes já procuraram o time oferecendo ajuda. Dentro e fora do Brasil.

TRADUÇÃOO Departamento de Aviação Civil da Colômbia acaba de divulgar uma nota oficial dando um balanço sobre as operações no local em que caiu o avião da Chapecoense. De acordo com o órgão, o saldo oficial da tragédia é de 75 mortos e 6 sobreviventes, que estão sendo atendidos em hospitais. 
Já foram encontrados 72 corpos, sendo 70% deles na fuselagem e 30% espalhados pelo terreno, onde estavam os seis sobreviventes. Os corpos recuperados estão sendo levados para a base da Força Aérea em Medellín, antes de serem levados ao Instituto Médico Legal da região.
O trabalho de busca pelos corpos conta com 150 pessoas, lideradas pela Aeronáutica Civil e a Força Aérea Colombiana, além de organismos de socorro. A caixa preta da aeronave ainda está sendo buscada, segundo a nota oficial.

► Avião da Chapecoense tem 71 corpos resgatados.

► De acordo com informações do G1, duas caixas pretas do voo foram encontradas. O chefe da comunicação da Aeronáutica Civil colombiana, Uriel Bedoya, confirmou a informação.

► Jogadores devem ter velório coletivo na Arena Condá, diz vice da Chapecoense. 


► O Atlético-MG soltou nota oficial para afirmar que é contra a disputa da partida contra o Chapecoense, pela última rodada do Brasileiro. Segue o trecho:
- Até por uma questão humanitária, é contra a realização do jogo Chapecoense x Atlético, válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro, considerando incabível a sua realização diante dos acontecimentos. É importante, para isto, que haja deliberação da CBF e dos demais clubes da Série A.

► CONMEBOL SOBRE A PROPOSTA DO NACIONAL EM DECLARAR A CHAPECOENSE CAMPEÃ:
- A proposta do Nacional de Medellín é louvável, mas ainda não tivemos tempo de avaliar no Conselho da Conmebol - disse o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, ao jornal colombiano "El Tiempo", assim que desembarcou em Medelín.
É praticamente certo que a Conmebol aceite a proposta do clube colombiano e declare a Chapecoense campeão da Copa Sul-Americana. Como consequência, a Chape estaria classificada para a Libertadores do ano que vem e também para a disputa da Recopa - contra o próprio Nacional de Medellín.


► Autoridades encerram buscas: 71 corpos recuperados.

► Lista oficial: 81 a bordo - 71 morreram, 6 sobreviventes e 4 não embarcaram.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ INFORMAÇÕES ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Foto tirada da delegação da Chapecoense [Foto - Arquivo Pessoal]











De acordo com a rede de "TV Caracol", a aeronave sobrevoava as cidades colombianas de La Ceja e Abejorral quando perdeu contato com a torre de controle do aeroporto José Maria Córdova.



A delegação da Chape saiu de Guarulhos para Bolívia em voo comercial com 72 passageiros e nove tripulantes. Após escala técnica, deixou Santa Cruz de La Sierra em direção a Medellín. Quando sobrevoava a região de Antióquia perdeu contato com o aeroporto, que confirmou o acidente. A causa do acidente teria sido uma pane elétrica. Ainda de acordo com a imprensa local, o piloto teria liberado combustível para evitar explosão após o pouso forçado.






A Chapecoense viajaria diretamente para Medellín em um voo fretado, o que foi desautorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Assim sendo, a delegação do time catarinense foi forçada a mudar seus planos e embarcar primeiro para São Paulo. De lá, pegou o voo para a cidade colombiana.



O local da queda do avião é de difícil acesso. Além disso, o mau tempo na região metropolitana de Medellín, além da baixa temperatura - 5º C durante a madrugada, atrapalhou ainda mais o resgate. Dois helicópteros da força aérea do país sobrevoam a área para auxiliar no trabalho das equipes de resgate. 



De acordo com informações fornecidas pelo aeroporto José Maria Córdova, a aeronave perdeu contato com a torre de controle às 21h33 locais (0h33 de Brasília) e caiu às 22h15 (01h15 de Brasília).



Em nota oficial, a Conmebol suspendeu todas as atividades envolvendo a Confederação, inclusive a partida, duelo de ida pela final da Sul-Americana, que estava marcada para quarta-feira às 21h45 (de Brasília) em Medellín.



▬ Confira a lista dos jogadores que viajaram para a Colômbia



► Jogadores
Goleiros: Danilo e Follmann;
Laterais: Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo;
Zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto; 
Volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco;
Meias: Cleber Santana e Arthur Maia;
Atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.

► Comissão técnica
Treinador - Caio Júnior
Auxiliar técnico - Duca
Preparador Físico - Anderson Paixão 
Preparador de Goleiros - Boião
Fisiologista - Cezinha
Médico - Dr. Marcio 
Fisioterapeuta - Rafael Gobbato 
Analista de Desempenho - Pipe Grohs

▬ Veja abaixo a lista com os profissionais de imprensa que estavam no voo:

Victorino Chermont (FOX)
Lilacio Pereira Jr. (FOX)
Rodrigo Santana Gonçalves (FOX)
Devair Paschoalon (FOX)
Mário Sérgio (FOX)
Paulo Julio Clement (FOX)
Guilherme Marques (TV Globo)
Guilherme Van der Laars (TV Globo)
Ari de Araújo Jr. (TV Globo)
Laion Espíndola (GloboEsporte.com)
Giovane Klein Victória (RBS)
André Podiacki (RBS)
Bruno Mauri da Silva (RBS)
Djalma Araújo Neto (RBS)
Gelson Galiotto (Rádio Super Condá)
Edson Luiz Ebeliny (Rádio Super Condá)
Fernando Schardong (Rádio Chapecó)
Douglas Dorneles
(Rádio Chapecó)
Jacir Biavatti 
(RIC TV e Rádio Vang FM)
Renan Agnolin (Rádio Oeste Capital)
Rafael Henzel (Rádio Oeste Capital)