Em época de poucas vendas e dificuldades nos negócios é importante inovar para conquistar novos consumidores e novos mercados. E para comercializar e acessar novos mercados é importante estar preparado para vender e negociar.

A cidade de Juazeiro e municípios vizinhos são os maiores consumidores de carne de caprinos e ovinos do país. Enquanto no restante do Brasil as pessoas consomem 700 gramas de carne de bode e de carneiro por ano, aqui cada pessoa come em média 14 kg de carne caprina e ovina a cada 12 meses. 

No entanto, não são disponibilizados no mercado cortes diferenciados desses animais, que venham agregar valor ao produtor e possibilitar um melhor sabor da carne a quem consome. É mais comum encontrar em açougues, frigoríficos e mercadinhos a carne de bode fresca resfriada no balcão refrigerado ou retalhada e salgada em manta.


Com o objetivo de oferecer inovações às empresas que trabalham com esses produtos, o Projeto Bioma Caatinga do SEBRAE e Fundação Banco do Brasil em parceria com o Banco do Brasil e o Governo do Estado da Bahia, está oferecendo um curso individual a cada empresa sobre Cortes Especiais de Carne de Caprinos e Ovinos. 

É uma consultoria de 30 horas que será ministrada por um profissional contratado pelo SEBRAE que irá a cada empresa que aderir a proposta, repassar técnicas para os funcionários que trabalham no setor de carnes possam extrair do carneiro e do bode cortes como a paleta, pernil, picanha, costela com lombo, carré francês, filé mignon, contra filé e outros.

“O nosso propósito é oferecer inovação a empresas que possam oferecer um produto diferenciado, com qualidade, para que os consumidores tenham opção de levar pra casa um material novo que outras lojas do ramo não disponibilizam” destacou Robério Araújo, analista do SEBRAE e Coordenador Geral do Projeto Bioma Caatinga.

A consultoria será realizada através do Programa SEBRAEtec que oferece soluções que permitem às micro e pequenas empresas e produtores rurais o acesso subsidiado a serviços em inovação e tecnologia. Podem se inscrever empresas de Juazeiro, Remanso, Casa Nova, Curaçá e Uauá. Os empresários interessados em melhorar seus negócios podem procurar os Agentes de Desenvolvimento Rural Sustentável do Projeto Bioma Caatinga em sua cidade ou ligar para o SEBRAE no telefone 3612-0827.


Por Josenaldo Rodrigues - Coapseri/ Bioma Caatinga