A busca da formatação do pensamento político, econômico, social, querendo conquistar a hegemonia da opinião pública, do colegiado de pessoas, votantes ou não, e o controle do Poder Institucional, envolve há mais de um tipo de interesse social, e, opostos conjuntos de ideias: a ideia do desenvolvimento econômico, financeiro; versos a ideia do desenvolvimento humano e social!... Como cada ideologia antagônica representam às suas respectivas ideias, os dois modelos das ideologias opostas (...), representam, cientificamente, as suas classes sociais (...)!

                A Comunicação, no sentido amplo da expressão, tem um enorme poder, de dimensão incalculável, a depender da estrutura física, do ambiente social e do caráter de quem a controla!... No final do Século XX, especialista disse que no Século 21 que quem melhor detivesse o controle dos meios de comunicação, exerceria maior Poder Político, Econômico, Institucional. Não estava adivinhando, apenas tinha conhecimento de causa!

                A recente reaproximação do “gigante econômico” Estados Unidos das Américas com a pequena Cuba, iniciou-se a retomada de uma relação diplomática entre dois países vizinhos, rompida, há mais de cinquenta anos, de uma forma muito polêmica, com a tomado do poder pelas armas de fogo, e, por motivação ideológica, econômica, social!... As informações e contrainformações durante essas cinco a seis décadas, rolaram mundo a fora, com clara e absoluta manipulação e omissão dos fatos, através dos mais diversos meios de comunicação: TV, Rádio, Jornal, Revista, Site de propriedade de quem sempre teve muito poder financeiro, ideologia capitalista, e, fez parte de uma chamada, ”elite econômica”. Fazendo os cidadão comuns reproduzirem as aberrações com Cuba e o líder Fidel Castro!

Os dois principais e antagônicos regimes de governo Capitalista/Imperialista e Socialista/Comunista sempre foram o centro das discussões e da disputa ideológica!... Os EUA contando com a solidariedade do seu mundo (os impérios econômicos de nações e de grupos financeiros), e, Cuba contando apenas com a solidariedade da antiga União Soviética (Comunista) e da militância dos Movimentos Sociais, que em muitos casos o apoio foi apenas psicológico – de torcida!

O poder da Comunicação (imprensa) é tão grande que muitos povos, a exemplo do Brasil, considerem qualquer exceção, passou a ter ódio de Cuba, e, a não se incomodar com os problemas do seu País, que são muito mais graves e em maior dimensão (...): o sistema cubano é o que melhor cuida das pessoas – o Estado trata as pessoas como se fossem seus filhos genéticos – educação e saúde são prioridades -  o nível civilização é tão elevado que praticamente aboliu todos os comportamentos violentos – a honestidade é intensa na vida do povo!... Esses crimes contra idosos, adultos, jovens, mulheres, crianças, nas mais diversas formas, lá não existem – 86% da população tem formação de nível superior!

O Raul Seixas, em uma das suas canções de letras revolucionárias dizia: “Viva a Sociedade Alternativa”!...  Exemplos, mundo a fora, de Nações Civilizadas, estão aí para quem se interessou, ou teve oportunidade de fazer importantes leituras, de história, economia, sociologia, filosofia política. A maior dificuldade para se implantar um Regime Socialista/Comunista é a cultura herdada do Capitalismo/Imperialismo: desonestidade; egoísmo; clientelismo; fisiologismo; analfabetismo; violência; desigualdade e injustiça social; falsidade (...); e outras expressões similares dessa lógica sem qualquer sentido lógico!



Laurenço Aguiar – Militante Socialista